TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zumba e Qualidade de Vida

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

ZUMBA E QUALIDADE DE VIDA

ANA BEATRIS RITA DA SILVA E CLAUDIA ALECSANDRA HUETTL

PROFESSOR: LUIZ HENRIQUE RODRIGUES

Projetos Integradores III

 JOINVILLE - SC

2020

ANA BEATRIS RITA DA SILVA E CLAUDIA ALECSANDRA HUETTL

Projetos Integradores III

ZUMBA E QUALIDADE DE VIDA

Trabalho de Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Educação Física Bacharelado da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - como requisito de avaliação na disciplina de Projetos Integradores, sob orientação do Professor Luiz Henrique Rodrigues.

JOINVILLE - SC

2020

  1. INTRODUÇÃO

A prática regular de exercícios físicos tem tido pouca presença na população e o sedentarismo está se tornando um dos fatores contribuintes para o aumento na ocorrência de doenças cardíacas em todo o mundo. Estudos epidemiológicos têm confirmado que o sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão e do diabetes (HARDMAN et al., 1996, PARK et al., 2003, SILVEIRA NETO, 2000).

A chance de desenvolvimento de hipertensão em indivíduos sedentários foi estimada entre 60% e 70% maior do que aquela em indivíduos fisicamente ativos (HAAPANEN et al., 1997).  No Estado de São Paulo o sedentarismo, que possui 69%, é mais prevalente do que o fumo (38%), a hipertensão (22%), a obesidade (18%) e o alcoolismo (8%), fato esse mais evidente no sexo feminino (REGO et al., 1990).

A mídia influencia a população, através de divulgações, sobre a  importância de manter uma rotina de exercícios físicos para prevenção e solução de várias doenças. Dentro desse contexto, por motivos culturais, muitas mulheres se encontram impossibilitadas de realizar uma atividade física, pois possuem uma jornada dupla de trabalho, um trabalho como profissão e o outro dentro de casa, gerando um tempo escasso e a fadiga muscular.

Desta forma, o objetivo é gerar a procura em outros meios de atividades físicas, e não somente nas tradicionais academias de musculação. Seria necessário uma atividade alternativa que possibilitaria a atividade física através da motivação, alegria e integração. Pensando em atender este grupo de pessoas que não conseguem criar uma adesão com os exercícios convencionais, foi criado a Zumba Fitness, a qual propõe oferecer um diferencial quanto a motivação e adesão de exercícios físicos. (ALVES et al., 2016).

A Zumba é exercício físico aeróbico baseado em movimentos da dança latina, oferece aos praticantes inúmeros benefícios como a melhora na capacidade aeróbica, diminuição de percentual de gordura corporal, aumento da coordenação motora, benefícios sociais e psicológicos e o aumento de força e flexibilidade. (JUNIOR ASSUNÇÃO, 2017).

A necessidade de diminuir o sedentarismo na população mundial é de extrema importância, esse projeto irá mostrar como a Zumba pode ajudar pessoas do sexo feminino a criar uma rotina de exercícios, ocupando poucas horas do seu dia, oferecendo uma prática de treinamentos aeróbicos de forma descontraída e divertida. Sendo assim, serão abordadas mulheres de diferentes idades que se julgam sem tempo e disposição para realizar atividades físicas, mostrando a importância de manter o corpo em movimento para a saúde física e psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com