TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A daça enquanto um processo educacional

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos evidenciar a importância da dança desde os primórdios dos tempos, pois a mesma está evidente na vida do ser humano desde a era primitiva, ela é uma manifestação divina do espírito humano. A mesma enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. Portanto esta prática propicia aos alunos grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Desde sua origem ela representava a essência e aspirações de quem a dançava, acompanhando o homem em seu cotidiano e sua construção histórica. As danças primitivas eram fundamentadas em aspectos ligados: à religião, as batalhas, ao erotismo e fertilidade e ao divertimento. Essas características foram precursoras de modalidades específicas de dança.

As danças primitivas, religiosas, circulares, teatrais, da corte e populares, devem ser ensinadas na Educação Física escolar, elas representam um conteúdo significativo para que o estudante seja capaz de compreender como a dança evoluiu na história, bem como para que seja capaz de experienciar diferentes formas e contextos da Dança. As características dessas danças devem ser evidenciadas e vivenciadas, os movimentos característicos devem ser experimentados pelo estudante, tornando eminente a capacidade de contextualização com a realidade da dança hoje.

O ser humano enquanto dança coloca-se consciente, atento e sensível em relação ao outro e ao seu meio, podendo participar, perceber outras reações, diferenciá-las e reagir adequadamente a elas. E é neste sentido que podemos afirmar que quanto mais cedo o ser humano é estimulado a experimentar seu corpo, expressar seus sentimentos e opiniões, mais ele desenvolverá as suas capacidades afetivas, motoras e cognitivas. O ensino da dança deve trabalhar com uma pedagogia crítica, libertadora, juntamente com a pedagogia da dança criativa que trabalha com a amorosidade, a auto-expressão. A dança possibilita a compreensão de práticas culturais de movimento dos povos, ela proporciona o encontro do homem com sua história, seu presente, passado e futuro, e assim pode resgatar velhos sentidos e atribuírem novos a sua vida.

Dançar é fundamental para a formação humana e seu ensino na escola tem o potencial de contribuir para a construção de um processo mais harmônico e equilibrado. (BARRETO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com