TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE ESCOLA DE FUTEBOL

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO EM UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL NO BAIRRO UBERABA NA CIDADE CURITIBA,PR.

*Maycon Zeclhynski Grochocki – Bacharelado, Uniandrade, Curitiba, Brasil

*Gustavo Castro de Lara  – Bacharelado, Uniandrade, Curitiba, Brasil

*Maurício Alves Gonçalves Buriti -- Bacharelado, Uniandrade, Curitiba, Brasil

***Leticia Cardoso Marto – Docente, Uniandrade, Curitiba, Brasil

e-mail: m.zeclhynski@gmail.com

Resumo: A infância é entendida como um período de grande importância para o desenvolvimento social da criança. Uma das estratégias utilizadas para melhor desenvolver essa fase é através dos esportes, pois enquanto atividade física organizada é importante tanto para o desenvolvimento físico, motor, social como psicológico das crianças. Um dos esportes que favorecem essas relações é o Futebol. O presente estudo teve como objetivo analisar a importância do Futebol no processo de desenvolvimento social das crianças participantes de duas escolinhas particulares de iniciação esportiva; buscou ainda verificar a inserção do Futebol no cotidiano das crianças e suas influências para a convivência e a relação em sociedade.

Palavras-chave: Desenvolvimento social. Futebol. Criança. Escolinha de iniciação.

INTRODUÇÃO

O presente estudo trata-se dos dados obtidos durante a disciplina de Pratica Curricular III do curso de Educação Física – Bacharelado, realizada no segundo semestre de 2019 conforme a grade curricular do 4º período.

A grade do curso foi composta das disciplinas de Futsal, Handebol, Atletismo, Prática Curricular II e Esporte Diversidade e Inclusão.

As atividades da disciplina de Prática Curricular têm por finalidade buscar a integração do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) com a comunidade.

O objetivo das atividades desenvolvidas é a qualificação e inserção profissional nas diferentes areas de atuação, tendo em vista o apoio ao aprendizado e a otimização do ensino.

As práticas curriculares são compreendidas como ações de orientação, acompanhamento e intervenção entre a teoria e a prática, voltadas para atividades de aprendizagem profissional e cultural, proporcionando a vivência em situações reais da profissão, nas diferentes áreas de atuação.

    A infância é entendida como um período de grande importância para o desenvolvimento das crianças, ela é o campo de investigação, onde o processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo, o qual depende da maturação do sistema nervoso, da biologia, do comportamento e do ambiente no qual ele se relaciona.

    Esse período é importante também para o desenvolvimento psicológico, onde se busca compreender através de fases as mudanças no comportamento, que estão relacionadas à idade durante a vida da pessoa, o qual engloba um conjunto de comportamentos, cognições e sentimentos que o indivíduo pode desenvolver. E os estágios geralmente são agrupados em: estruturas psíquicas da personalidade, estruturas cognitivas ou redes de pensamento possíveis e idade cronológica da pessoa.

   Portanto, a infância se torna importante por ser a fase onde ocorre a formação pessoal, onde se torna um indivíduo que sabe interagir, se relacionar com os demais e viver em sociedade, além de ser um período de desenvolvimento psicológico, o qual, o faz enfrentar as situações que venham a surgir, sejam problemas ou constrangimentos, além de questões emocionais, questões essas que podem favorecer o desenvolvimento social e o desenvolvimento infantil.

    Uma das estratégias utilizadas para melhor desenvolver essa fase é através dos esportes, pois a atividade física organizada se torna importante tanto para o desenvolvimento físico, motor, social como psicológico das crianças. Com base em suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de se relacionarem com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros, aprendendo assim a conviver em sociedade. Nos esportes de grupo também se desenvolve a mecânica do trabalho em equipe, habilidades sociais e processos de identidade. Um dos esportes que favorecem essas relações é o Futebol, com o qual as crianças aprendem a dominar habilidades motoras fundamentais com bola, a desenvolver a capacidade de percepção, a tomada de decisões adequadas e a percepção da importância da dinâmica coletiva o que são fundamentais para o aperfeiçoamento de um repertório motor adequado e ao sucesso desta prática esportiva, fatores estes que podem contribuir para um bom desenvolvimento da criança, como pode ser visualizado no trecho a seguir de Rodrigo Vieira Azevedo Souza:

 Pessoas que trabalham com futebol, pais, e até alguns profissionais esquecem que o principal na atividade desenvolvida pela criança (seja ela o futebol, dança, ou qualquer outra atividade física e cognitiva), é a formação do seu intelecto, da sua motricidade e da sua sociabilidade; buscando desenvolver em primeiro lugar, não um atleta, visto e tratado como algo lucrativo, mas sim um ser humano ético, saudável e inserido na sociedade. (SOUZA, 2004, p. 7).

O presente trabalho teve como objetivo compreender a importância da utilização do Futebol no processo de desenvolvimento social das crianças e como o mesmo pode influenciar em suas vidas futuras.

O ensinar o Futebol de maneira adequada faz com que as crianças assimilem as novas habilidades motoras aprendidas aumentando e melhorando o seu acervo motor, podendo transferir o conhecimento motor adquirido em outras práticas esportivas, com isso são capazes de adquirir novas experiências em outros grupos compartilhando suas experiências e ideias, melhorando o seu desenvolvimento moral e social (FREIRE, 2006).

Outro aspecto interessante que se pode ser identificado dentro da pedagogia do Futebol é o aprender a ganhar e a perder, onde as crianças através da prática incorporam essa realidade a qual deveram saber lidar com a derrota, tentando tirar delas um ponto positivo e a ter a compreensão que haverá aquele que irá vencer e aquele que irá perder, cabendo ao professor e ou treinador mediar e assegurar as duas realidades, como ficou evidente na fala de Adilene de Assunção a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (372.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com