TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 2

Ricardo Ferrari

ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS

Atividade de Portfólio semana da Disciplina de Esportes Não Convencionais, professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Batatais

2018

Os esportes não convencionais, são modalidades esportivas que não são conhecidas no Brasil, por falta de divulgação pela mídia ou por não terem sido vivenciados pela maioria da população, como exemplo, podemos citar os esportes radicais e os esportes populares em outros países.

Os esportes não convencionais fazem parte da cultura corporal do movimento e podem ser compreendidos através do conceito do ‘Se-movimentar” que é a expressão individual ou grupal no âmbito da cultura do movimento, onde o sujeito estabelece uma relação com essa cultura a partir de seu repertório, de sua história de vida, de suas vinculações socioculturais e de seus desejos.

A vivência em um esporte desconhecido pode beneficiar o repertório motor com a aquisição de diversas habilidades, pode estimular o conhecimento de outras culturas por meio de discussões sobre as regras, e pode favorecer a valorização de uma nova modalidade esportiva, cabendo aprofundar sua compreensão conforme o processo de escolarização, pois o aluno nesse processo encontra-se em importantes estágios do seu desenvolvimento, a criança na educação infantil estaria na estágio de movimentos fundamentais,  a criança do ensino fundamental estaria na fase de transição e combinação de movimento e o adolescente do ensino médio estaria no estágio de movimentos especializados.

Contudo essa vivência terá então diferentes significados para cada ciclo de escolarização, para as crianças de educação infantil, terá um caráter totalmente lúdico, no sentido de usar os jogos para gesticular movimentos esportivos representados em uma brincadeira. Já no ensino fundamental os esportes não convencionais servirão para elaborar as habilidades motoras com seus implementos próprios dentro das regras de cada esporte, mas de uma forma mais tranquila sem exigência de  padronização de movimentos.

 Referências Bibliográficas:

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Unijuí, 2005.

BARBANTI, V. J. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 54-58, 2006.

VELOZO, E. L. Cultura de movimento e identidade: a educação física na contemporaneidade (tese de doutorado) Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP: 2009.

BETTI, M. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Editora Movimento, 1991, p. 133-157.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com