TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUATICAS

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 2

1) Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas. Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar? Justifique sua resposta.

Conceitos

Nadar: ato de mover-se na água de forma intencional ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo.

Natação: é o nado com caráter desportivo. Utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento e ao desempenho.

Atividades Aquáticas: compreendemos que inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos.

Compreendo que dentre as manifestações conceituadas acima a mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar seja o ato de Nadar, pelo fato da liberdade de ação na água. Como o próprio conceito diz, pode-se estar em movimento ou em sustentação sobre a água.

2) Considerando a construção histórica das relações do homem com o meio aquático, descreva uma atividade para uma aula de Eucação Física Escolar que estimule o aluno a refletir sobre sua história de vida aquática.

Primeiramente, dividiria dois grupos iguais de alunos. Delimitaria um campo na piscina com duas balisas, sendo uma em cada extremidade. Com uso de uma bola simples, proporia uma atividade semelhante ao futebol, porém, jogado com as mãos. Limitaria um tempo para o jogo. Eu discutiria com os grupos sobre o objetivo da aula e aplicaria regras flexíveis ao jogo. De carater lúdico, praticando a inclusão de todos alunos, o objetivo do jogo é de levar a bola até a balisa adversária para marcação de ponto, não podendo submergir a bola, mantendo-a sobre a superfície da água e passando ou lançando a bola entre todos os jogadores até chegar próximo ao objetivo. Os jogadores terão que manter-se em movimento dentro da água, seja nadando, andando ou qualquer tipo de deslocamento para que o mesmo possa receber a bola próximo a balisa e marcar o ponto. A equipe que estará se defendendo do ataque adversário só poderá roubar a bola sem que haja o contato físico entre os jogadores.

Ao final da atividade aquática, eu reuniria os grupos e estimularia os alunos a pensarem e refletirem sobre o que praticaram, sobre a importância e da relação do homem com o meio aquático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com