TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES RITMICAS DIA DO SOLDADO

Por:   •  27/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 4

Organização de Eventos Escolares em suas datas comemorativas

Dia do Soldado: 25 de Agosto

Introdução

Não há dúvidas que as crianças adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Uma das maneiras mais comuns na qual as crianças demostram as expressões corporais é através da música.

A realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia das mães, dia do soldado etc.

O tema escolhido foi o dia do soldado, que é comemorado no dia 25 de Agosto. Através desse projeto as crianças irão trabalhar a lateralidade e o convívio com outras pessoas. E através da música vamos demostrar que é possível utilizar expressões corporais para comemorar essa data tão importante.

A dança contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulem os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes, a convivência e o respeito às diferenças.

“Para a autora o movimento é um processo gerado pela formação do indivíduo, melhorando a qualidade da percepção e estimulação interpessoal e intrapessoal. A grande importância da consciência corporal, neste caso, é a integração motora de mecanismos neuro-psicofisiológicos, sociológicos e histórico-culturais”. (NANNI, 2003b).

O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

Justificativa

A importância de comemorar o dia do soldado nas aulas de educação física, é que através da data comemorativa podemos passar diversos conteúdos para as crianças com o intuito de desenvolver a psicomotricidade tais como:

Músicas: utilizar a música para trabalhar no desenvolvimento da criança é muito importante, pois ela tem o poder de alegrar as pessoas. A partir das músicas propicias a data comemorativa, os alunos poderão dançar, cantar, brincar de imitação, participar de jogos cantados e rítmicos. As crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais, e através da música que por si mesma proporciona as expressões corporais, ajuda no desenvolvimento e memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções.

Incentivar o respeito e identificar os diversos tipos de soldados: através dessa organização os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre os Soldados brasileiros, a partir daí, eles saberão qual a importância dos mesmos, aprenderão que existem diversos tipos de soldados e que a função deles é propagar a segurança nacional.

Desenvolver o raciocínio e a criatividade: Através de atividades como os jogos de quebra cabeça, palavras cruzadas, caça palavras e dominó, os alunos terão que utilizar o raciocínio logico, e quando nos referimos a artes, os alunos deverão utilizar a criatividade para fazer chapéu, roupa, espada e até mesmo pinturas nos amigos e no papel.

Objetivo

O presente trabalho possui diversos como objetivo, que através da música e das brincadeiras desenvolvidas no evento, podemos organizar uma forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
    Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.
  • Ajudar no desenvolvimento da psicomotricidade dos alunos, através da lateralidade, e do contato com os demais alunos.
  • Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais.
  • Desenvolver o raciocínio e a criatividade.
  • Obter conhecimentos sobre a história e a importância dos soldados brasileiro.

Estratégias

Uma das estratégias utilizadas para comemorar o dia do soldado é incentivar o aluno, por meio de alternativas pedagógicas, tais como: brincadeiras, jogos, arte, e músicas para dançar e cantar. Com isso eles passarão a conhecer o universo da cultura corporal.

Será utilizado letras de músicas, nas quais os alunos deverão de maneira lúdica, realizar movimentos naturais e espontâneos, utilizados como pré-requisito para o desenvolvimento das estruturas psicomotoras como o esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, ritmo e a coordenação, favorecendo as relações interpessoais e estimulando a autoestima, a fantasia, a criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com