TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Aquaticas

Por:   •  23/8/2015  •  Monografia  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

KAIO VINICIUS FRANCO – R.A. 1138081

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.    

RIO CLARO
2014

[pic 2]


Atividade no Portfólio

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

        O ser humano vem a ter um convívio com o meio líquido desde sua origem, ou seja, desde sua formação humana, pois, os espermatozóides nadam até o óvulo realizando a fecundação.

Analisando o planeta Terra por imagens espaciais, podemos ver que grande parte do planeta é composta por água fazendo assim com que o homem venha a ser obrigado a ter esse vínculo com o meio líquido desde o início de sua existência. A civilização humana cresceu ao redor de grandes rios, mares, lagos e oceanos, devido a grande quantidade de alimentos que existiam nessas regiões, assim fazendo com que os seres humanos viessem a ter de perder o medo da água para poder ter acesso a esses alimentos. Por meio da água o homem também realizava fuga devido o perigo terrestre.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Aspectos Físicos: A atividade vem a ajudar no desenvolvimento das capacidades físicas como a flexibilidade, coordenação, força, equilíbrio e resistência.

Aspectos Motores: A atividade vem a contribuir na aquisição das habilidades motoras como deslizar, caminhar, correr, saltar, arremessar e apanhar.

Aspectos Cognitivos: A atividade tem de desenvolver o intelecto, a memória, a decisão, a análise e o entendimento.

Aspectos Sociais: A atividade ajuda em um melhor contato com colegas, total interação, contribui na construção da personalidade.

Aspectos Afetivos: A atividade realiza uma relação de empatia entre colegas evitando assim gerar algum tipo de preconceito, aumentando os laços de amizades.

3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

Em minha opinião, como futuro professor, é importante dividir em unidades de ensino para vir a ensinar as pessoas a se adaptarem ao meio aquático. Um exemplo é no livro Natação Animal a seqüência pedagógica é dividida em primeiros contatos com a água, respiração, flutuação, propulsão, e entrada na água, já no livro Ensino da Natação é a adaptação ao meio liquido, respiração geral, flutuações ventral e dorsal, vertical e lateral, propulsão de pernas e braços, coordenação de pernas e braços, respiração especifica frontal e lateral e vem a expor mais outros três que são salto, sobrevivência e salvamento. No livro Metodologia da Natação a seqüência pedagógica vem a ser a seguinte ambientação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar, já em A Ciência do Ensino da Natação a seqüência é exercício de confiança, flutuação, recuperação do pé na posição pronada e supinada, impulsão e deslizamento pronado e supinado, nado cachorrinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (83.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com