TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

Descrição da atividade.

A modalidade de ginástica é uma área muito presente na atualidade, com estudos acadêmicos crescentes e de melhor qualidade. No entanto, ainda pouco presente nos planejamentos e nas "quadras" da Educação Física escolar e com mais presença nas academias e clubes. Com o conteúdo "Introdução ao universo da Ginástica”, você pode conhecer os conceitos e os tipos de ginástica existentes, distinguindo suas características, fundamentos e objetivos, e identificando seus contextos de prática.

Com base em todo o conteúdo apresentado até agora, preencha o quadro a seguir, com as informações das modalidades solicitadas.

Tipos de modalidades

/Conteúdos Conceito/Definição

/Significado Objetivos esperados com a pratica desta atividade Crie um exemplo

Ginástica Escolar

Baseia-se em um estudo teórico geral da ginástica a partir de diversas fontes de informação. Deve propiciar o desenvolvimento do conhecimento e das atividades praticas da ginástica.

Espera-se do aluno compreender e ampliar o conhecimento em relação à ginástica, de modo geral, tanto na ginástica pré histórica e moderna, e suas modalidades.

Um trabalho escolar coletivo, lançado pelo professor, com o objetivo de compreender e explicar os seguintes tópicos: Ginástica geral e Ginástica laboral.

Ginástica Geral

A Ginástica Geral englobam todas as modalidades, que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática constante. Esta modalidade não é competitiva e pode ser praticada por todos independente de idade, porte ou aptidão física. Contêm vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas.

Objetivo de promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, respeitando as individualidades e também em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para sua prática.

Podemos considerar como Ginástica Geral, quando por exemplo: Um grupo de jovens, criam uma coreografia de dança que exigem uma série de movimentos e flexibilidades corporais.

Hidrogisnática

A Hidroginástica consiste de uma pratica atividade corporal contínua em ambiente aquático. de modo que a água atinja até a altura do ombro do praticante. Isso é importante por dois motivos: a água nessa altura permite uma maior eficiência em exercícios e possibilita a permanência das pessoas bem apoiadas sobre os seus pés na piscina, permite o acesso à prática de pessoas que não sabem nadar. Possui a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e idade. Sua eficácia vai de atletas em treinamento, gestantes, pessoas em fase de reabilitação, inclusive pessoas que estão acima ou abaixo do peso ou apresentam algum tipo de deficiência.

Os objetivos esperados são: sair do sedentarismo, perder peso, melhorar a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas, e também melhorar o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento.

Polichinelo- A idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com