TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades aquaticas

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

BARRETOS

2014

ATIVIDADES AQUATICAS

Trabalho apresentado à matéria de Fundamentos Aquáticos no curso de Bacharelado em Educação Física, orientado pelo professor Alex Fabrício Borges.

BARRETOS

2014

INTRODUÇÃO

1 – Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?

R: As propriedades físicas da água são muito importantes no meio líquido, pois ocorrem diversas variações e alterações no corpo humano durante uma atividade na água, como fluxo respiratório , rimo cardíaco , pressão hidrostática , força de arrasto , temperatura do corpo , densidade. Durante a atividade de hidroginástica e natação , podemos obter melhora da resistência e força muscular , flexibilidade , capacidade aeróbica e cardiorrespiratória sem causar grandes danos nas articulações por causa das propriedades da água.

2 – Dentro da hidroginástica , quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma aula de hidroginástica ?

R: O professor deve avaliar qual o nível de domínio do aluno com a água, para que possa montar as atividades de acordo com a capacidade do aluno. Pode-se usar equipamentos de flutuação para evitar impacto com o fundo da piscina. A resistência da água interfere na realização dos exercícios da hidroginástica , podendo haver variações nos movimentos para alcançar determinados objetivos , como a força ou a resistência. A quantidade de repetições e a velocidade dos movimentos são boas referências para avaliar a intensidade da aula.

3 – A música é um elemento importante para aula de hidroginástica. Quais cuidados o professor precisa ter com ela? Quais são as contra indicações para a prática da hidroginástica? Cite algumas das modalidades de atividades aquáticas do âmbito da saúde.

R: Na aula de hidroginástica a música tem a função de proporcionar um ritmo para os alunos junto com o professor , portanto o professor deve escolher bem o repertório para a aula de acordo com o nível dos alunos e seus objetivos. Pessoas com insuficiência cardíaca ou respiratória , queimaduras ou machucados não cicatrizados são contra indicados para a prática da hidroginástica. Algumas atividades como a própria natação,hidroginástica, hidroterapia, hidro postural, hidro local, hidro dança, hidro step , são algumas modalidades do âmbito da saúde.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, M. V. P. Hidroginástica: novas abordagens. São Paulo: Atheneu, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com