TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades aquaticas

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Yohan B. Ramos da Costa – RA: 1158317

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADES AQUÁTICAS

Alex Fabrício Borges

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2014

  1. Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

O ato de nadar já nos acompanha desde a época da Pré-história onde era útil para poder conseguir alimentos que estivessem nos rios, no caso dos peixes, ou fazer travessia para chegar do outro lado da margem e para fugir de predadores terrestres.

Outro fato que registram o contato do homem com o meio líquido, foi através de algumas pinturas encontradas em uma gruta na Líbia, onde representam figuras de seres humanos mergulhando (Catteau e Garoff, 1990).

  1. A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

As atividades aquáticas e hidroginástica traz muitos benefícios para o praticante, pois ajuda em sua formação desenvolvendo o intelecto, através do ato de tomar decisões durante o ato de nadar, desenvolve a memória e uma percepção do controle do próprio corpo, notando as diferentes reações que acontece dentro do meio líquido, melhora o controle da respiração com treinamentos que fazem com que aumente também a capacidade pulmonar.

Essas atividades exigem esforços físicos que fazem com que desenvolve um aumento da massa magra e diminuição da gordura corpórea, com isso trazendo muitos benefícios para a saúde.

E como essas atividades participam em coletividade, melhoram a socialização e a autoestima e também acabam desenvolvendo a criatividade.

  1. Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

É de muita importância dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino devido que não se aprende a nadar da noite para o dia, primeiramente é preciso conhecer o meio líquido e se familiarizar, depois conhecer os princípios básicos da natação e após o indivíduo estar seguro com o meio líquido começa-se a aplicar as técnicas de natação até dominar todas as técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com