TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade.

Tarefa: PORTFÓLIO CICLO 2

Nome: Jardel Gomes

Atualidades em Educação e Diversidade

PORTFFÓLIO CICLO 2

Leia o texto: "Educação Intercultural" e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

O texto “Educação Intercultural” trabalha uma realidade vivenciada por professores de uma escola rural do Chile onde o corpo docente se depara com o desafio de trabalhar a inclusão dos alunos indígenas (mapuches). De acordo com os relatos e visões dos professores sobre o assunto em questão é possível levantarmos alguns pontos comuns aquela escola em especifico e a milhares de outras escolas mundo afora que sofrem com esse desafio chamado “incluir as minorias”.

Não há só um caminho, porque não há apenas uma ideia para o que seria incluir, para alguns o processo de inclusão de uma minoria começa por propagar entre os alunos membros desta minoria a ideia de que eles precisam estar pronto para adaptar-se ao contexto dominante que irão se inserir e se preciso for abdicar-se se sua cultura, seus costumes e valores que façam isso. Pois só assim eles poderão ser tratados de iguais para iguais. Por outro lado, há quem defende a ideia de que os alunos devem enraizar ainda mais em sua cultura e que o grande desafio é fazer com que eles consigam interagir com as culturas diferentes.

Outro ponto importante e que merece destaque é a personalidade que os alunos pertencentes a essa minoria tem, cabe a ele impor-se de maneira ativa, não colocando-se na defensiva, permanecendo na margem, escondendo da realidade, mas é preciso lembrar que nas minorias ou nas maiorias sempre existem aqueles que tem e que não tem personalidade.

Independentemente de como se porta o aluno, com muita, pouca ou nenhuma personalidade, todos eles tem um desafio em comum, romper a barreira da comunicação, pois geralmente não dominam a língua a que serão expostos como também seus professores não detém nenhum ou quase nenhum domínio da língua dos mesmos.

Por fim cabe ao professore interessado em realmente incluir os alunos buscar estreitar os laços, com essas minorias a ponto de conhecê-los um pouco mais, sua cultura, seus valores e até mesmo sua língua pois pode ser um grande caminho para facilitar a inclusão dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com