TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Sarah Mascarenhas Monteiro

RA: 8061610

Polo: Campos dos Goytacazes/RJ

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade 

Tutor (a): Profª. Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz

Atividade Portfólio (Ciclo 3)

Pontuação: 0 a 1,5 pontos.

Descrição e resolução da atividade: Leia atentamente a história: O Menino, o Vento e a Pipa (CONSTA NO PEGE – PÁGINAS 14-15). Após, registre uma situação conhecida por você, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza. (Dê preferência a uma situação ocorrida no contexto escolar).

Comecei meu estágio de licenciatura em matemática faz pouco tempo, em uma escola estadual da minha cidade. Esses dias houve uma palestra sobre diversidade, além deste tema, os alunos, em sua grande maioria, precisam ter sua autoestima quanto a sua capacidade e inteligência trabalhadas.

Semana passada estava acompanhando uma aula sobre potências e equações exponenciais, e uma aluna insistia em dizer as amigas do grupo que não aprenderia tal matéria e que era burra. Lá pela quinta vez, resolvi interferir na conversa e comecei a conversar com o grupo.

A conversa abordou crença limitante, os noves tipos de inteligência e a valorização da diversidade da inteligência. Falei que todo mundo na escola era capaz, que a matemática fazia parte de apenas um dos tipos de inteligência, e que ela poderia ter mais facilidade em outro tipo, mas que era importante desenvolver sua capacidade nessa disciplina. Falei que eu sabia fazer contas, mas que um pedreiro por exemplo sabe construir casas, e nesse assunto eu não sei nada.

A conversa que começou com um pequeno grupo ficou longa, a professara que acompanho começou a participar trazendo outros alunos para esse debate sobre inteligência e valorização da diversidade quanto ao aprendizado e capacidade.

Percebi ali na prática, pela primeira vez, como professores podem fazer diferença com trabalho e empatia nessa nova geração, e que se pode aprender muito mais que matemática em uma aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com