TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO 1

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

GUSTAVO DE CARVALHO BARROS

Matrícula (RA): 8045970

PEDAGOGIA

POLO: GUARATINGUETÁ

2018/1

1) Leia o texto: "Educação Intercultural" (PEGE – páginas 14 e 15) e,  avalie como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula, colocando suas considerações no Portfólio.

O Brasil é um país onde é grande a diversidade cultural, são muitos os costumes e diferenças no modo de se vestir, culinária, manifestações religiosas e tradições. Tudo isto reforçado pelo seu extenso território. Com isto, somado ao grande movimento das famílias pelo país, há uma miscigenação cultural que deve ser tratada não só pelas instituições de ensino, mas também por todos os grupos que integram a sociedade onde se recebe estas pessoas.

Especificamente nas escolas, a diversidade cultural e de seus costumes, deve ser tratada de forma natural, levando em consideração o costume que cada ser traz contigo. Por esta grande variedade, não é difícil encontrar, tanto nos alunos como no corpo docente e administrativo da escola certa dificuldade em receber de forma natural estes alunos, bem como de certa forma, entender e se adaptar a seus valores e hábitos, suas crenças e modo de viver. É nesta hora que o corpo docente deve agir de forma mais intensa e repassar a seus alunos a importância do respeito às diversidades culturais que agora fazem parte do seu dia a dia. Entender que cada ser traz contigo seus próprios costumes. Trabalhando para que estas diferenças façam parte de suas vidas, não só em sala de aula, mas também no cotidiano de cada um.

Para que este tema seja trabalhado, é fundamental que o professor encontre recursos pedagógicos que tornem a aula mais descontraída e consequentemente interessante, atraindo assim a atenção e aumentando o rendimento no aprendizado da turma. É importante que, assim, os alunos possam entender que não existe uma cultura melhor ou pior que a outra, que nenhuma forma de discriminação deve ser aceita ou praticada, mas sim o respeito mútuo entre todos.

Evitar comparações é um fator muito importante, considerando-se que ao se comparar tais diferenças culturais, ressalta-se a diferença e afasta o respeito por elas. Para explicar e fazer com que tais diferenças sejam compreendidas e respeitadas pelos alunos, o professor pode aplicar atividades, inclusive interdisciplinares que ressaltem estas diferenças como, por exemplo, abordar a pluralidade cultural do Brasil, onde o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.

Com as novas metodologias educacionais, um conceito muito presente é o de colocar o estudante como protagonista de seu próprio aprendizado. O protagonismo neste sentido, através de atividades que levam o estudante a pensar, para lidar com tais diferenças, buscando soluções para o novo, etc. Acredito que toda metodologia que possibilite ao estudante analisar, contextualizar, compreender, aprender e articular o conhecimento à vida, à realidade, precisa ser acolhido criticamente pela escola e pelo docente que, hoje, não é mais o centro do conhecimento, mas sim um facilitador de tal. Fazendo assim com que o próprio aluno, com sua curiosidade e através do intermédio do professor para que haja a compreensão do tema e o respeito pelo próximo, possa compreender de forma mais interessante e colocar em prática o conhecimento e o respeito através da diferença. O professor vai precisar ser um mediador, um facilitador para ensinar ao aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com