TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidade em Educação e Diversidade

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Claretiano – Centro Universitário

Pólo São José dos Campos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso de Graduação em matemática – Licenciatura

Atualidade em Educação e Diversidade

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluno: Shisue de Mattos Hamada Kashiwagi

 

RM: 8055280

COMO AS DIFERENÇAS CULTURAIS SÃO TRABALHADAS

NA ESCOLA E NA SALA DE AULA:

Muitas são as exigências que se apresentam nas escolas hoje, e apenas “transmitir os conhecimentos acumulados” não é mais função das escolas há muito tempo, apesar de muitos ainda terem esta visão e atitude. Principalmente em relação à diversidade étnica e cultural existente nas sociedades. As exigências em relação à escola têm aumentado muito.

       

  O que se deseja, é uma escola reflexiva, que pensa continuamente a si própria, revendo sua função social e organizativa, buscando proporcionar ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes e capacidades que permitam ao indivíduo viver, conviver e intervir em sociedade, em interação com outros cidadãos.

Alarcão (2001)

   

          Diante das múltiplas funções, que envolvem a formação do cidadão, capaz de agir e de interagir no mundo em que vive, não apenas através dos conhecimentos intelectuais desenvolvidos, mas, principalmente, através das relações afetivas, pessoais e sociais, que lhe possibilitem atitudes e valores positivos para uma transformação social efetiva.

          É importantíssimo que a escola e o docente desenvolvam ações que permitam que seus alunos sejam capazes de interagir com as diversas culturas a que são expostos, e saibam absorver e compartilhar suas diferenças culturais. Fazendo com que os alunos saibam manter suas raízes e ao mesmo tempo absorver conhecimentos que serão relevantes para o seu aprendizado.

        Quando diminuímos as diferenças, diminuímos também o preconceito, tornando assim a inclusão, seja ela, cultural ou social realmente efetiva e consistente.

        As diferenças culturais vão desde costumes do dia a dia, até o idioma, e os problemas de aprendizagem, podem, na maioria das vezes, ter origem nestas diferenças

        Tanto as crianças de cultura diferente, quanto os locais devem ser preparados para interagir entre si, para que os que estão sendo incluídos, não percam sua própria identidade cultural, evitando assim que se tornem algo exótico, e com isso melhorar sua auto-estima e autoconfiança. Ou seja, prepará-los para terem condições de se defender de qualquer tipo de discriminação que possam vir a sofrer fora do ambiente escolar, afinal de contas este ambiente é uma reprodução da sociedade na qual está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com