TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

Carla Chagas RA: 1132119

Educação Física Licenciatura

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES

                                                     

                                                   Tutor: Profª: CRISTIANE TOZZO

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2018

Atividade do Portfólio

Leia atentamente a história: O Menino, o Vento e a Pipa (CONSTA NO PEGE – PÁGINAS 14-15)

A partir desta história reflita sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças. Após, registre uma situação conhecida por você, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza. (Dê preferência a uma situação ocorrida no contexto escolar).

A diversidade está presente em todo lugar, desde nossa vida social até na vida escolar.

Devemos relembrar que é importância ter respeito pelas diferenças das pessoas, e sendo fundamental esse respeito no ambiente escolar, devendo ser aplicado desde os primeiros anos escolares.

O preconceito está presente não só pelos adultos, mais também no meio infantil, notado que nem mesmo as crianças estão excluídas das inúmeras formas de discriminação. Desta forma, é de extrema importância que seja eliminado o preconceito desde os primeiros anos da educação infantil.

A partir das diferenças que surgem os preconceitos, então desde o início de nossas vidas, devemos deixar de lado, afirmando que todos nós somos iguais.  O ideal seria que o educador, trabalhasse em sua sala de aula as questões citadas acima, deixando bem claro os conceitos de preconceito, discriminação e racismo. E também deve estimular o ambiente a respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros.

Sobre uma situação que eu presenciei, uma aluna vinda de intercambio do Japão, começou o ano letivo sofrendo discriminação e isolamento por não ser da mesma cultura. Uma menina da sala dela, começou a se aproximar e a interagiu com o grupo de sala. Após isso os colegas da sala fizeram uma festa temática do Japão para a menina de intercambio, mostrando que gostaram da sua cultura e seu jeito de ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com