TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Atualidades em Educação e Diversidades

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Iracilda Silva de Araújo

RA: 8070085

        ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina atualidades em educação e diversidade.

PORANGATU– GO.

2018

A partir desta história reflita sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças. Após, registre uma situação conhecida por você, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza. (Dê preferência a uma situação ocorrida no contexto escolar).

O texto O Menino, o Vento e a Pipa, nos faz pensar e refletir como podemos encarar nossas vidas de tantas formas, sem que os problemas e circunstancias que a vida nos oferece façam com que nossos objetivos e sonhos deixem de ser alcançados. É claro, que temos que passar por situações que muitas vezes nos fazem desanimar, mas, que estes obstáculos, sejam meramente inspiração e motivação para continuarmos a seguir em frente como persistia “João Sonhador”, a cada dia ele via seu mundo como um castelo, cheio de lugares mirabolantes, onde se passavam várias estórias, e; sua pipa, que fazia com que ele alçasse voos imaginários para além daquele muro que o separava de outra realidade, mas, que trazia novidades e dizia como o mundo é bonito lá fora. O corre-corre para fazer a pipa subir, as pedras que o faziam cair não eram nada perto da vontade e da alegria que ele sentia quando a pipa ganhava força contra o vento e plainava em todo seu esplendor e podia ver tudo que ele queria por cima de seu castelo. Tudo isto nos faz pensar como  conseguir fazer com que as dificuldades enfrentadas pelas crianças portadoras de Déficit de Atenção e Hiperatividade foram transpostas muitas vezes de forma delicada junto às suas famílias mas, na maioria das vezes cruel, principalmente no ambiente escolar, onde por tantas vezes são chamadas de “burra”, a maioria dos colegas não querem fazer as atividades com elas porque elas são..., e isto acompanha algumas crianças que acompanhei até hoje. Entretanto, eu como mãe presente e dedicada, percebi desde logo a necessidade de fazer algo com que minimizasse o sofrimento e a exclusão que estas crianças sentiam. Assim como “João Sonhador”, buscando sempre driblar as adversidades e tentando alcançar os sonhos, respeitando é claro suas limitações, mas, não deixando nunca que elas sejam muletas para alcançar os objetivos, mas, que suas limitações jamais as impeçam de alçar voos bem altos, e que não irão cair, mas sim, plainar numa corrente de vento leve e tranquila que as levará ao sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com