TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  3/4/2017  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GLÁUCIA MARIA OLIVEIRA BERALDO

R.A. 8006915 

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade Portfólio

 [pic 2]

[pic 3]

BATATAIS

2017

Disciplina:

Atualidades em Educação e Diversidade

Tutor: Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz

RA:

8006915

Aluno(a): Gláucia Maria Oliveira Beraldo 

Turma:

DGPED1601SCLA3O

Atividade

Educar indígenas é desafio para escolas dentro e fora das aldeias, pois esse aluno deve ser educado de maneira especifica, diferenciada, intercultural, de forma comunitária e se necessário bilíngue. Não devemos nunca esquecer que o Brasil é um país multicultural, e que seus primeiros habitantes foram os povos indígenas.

Um dos pontos fundamentais para garantir uma educação de qualidade a essas crianças é garantir o respeito à cultura indígena. Acreditando que a formação inicial dos professores ainda é falha nesse sentido.

A educação escolar indígena, almejada por muitos povos indígenas, que buscam na educação, um instrumento de luta e valorização de sua cultura. A educação escolar indígena ainda não adquiriu o “status” de prioridade na agenda política dos governantes, pois é evidente a resistência, por parte do poder público, ao assumir suas responsabilidades. Sabemos da complexidade que envolve a educação escolar indígena e dos desafios a ser enfrentados, diante da falta de vontade política, seja dos poderes públicos, das elites e dos vários segmentos sociais.

Faz-se necessário assegurar a plena participação das comunidades indígenas nas decisões relativas ao funcionamento das escolas indígenas, garantindo lhes a autonomia proclamada nas leis, tanto no que se refere ao projeto pedagógico, quanto ao emprego dos recursos destinados a essas escolas. Autonomia, portanto, não significa omissão dos órgãos oficiais sobre a educação indígena; ao contrário, deve viabilizar condições para a implementação da proposta e deve expressar o acordo coletivamente firmado entre as diversas esferas do poder público e as escolas indígenas.

Para responder às expectativas das comunidades e construir uma proposta de autonomia para as escolas indígenas, o poder público não pode se eximir da responsabilidade quanto à elaboração de políticas públicas e deve prover as escolas do financiamento e da estrutura necessários para que aconteça, de fato, o ensino e a aprendizagem para as crianças indígenas. Faz-se necessário, também, atuar conjuntamente em todos os níveis de poder, juntamente com as comunidades indígenas, para que se elaborem propostas de trabalho que possam, de fato, serem efetivadas, pois temos uma legislação avançada, mas que não se realiza nas políticas governamentais, principalmente no que se refere ao atendimento das pessoas indígenas com deficiência, que continuam desassistidas e ignoradas pelas autoridades, desconhecida pela sociedade e pelos educadores responsáveis pela educação formal. Embora reconhecendo o grande progresso verificado na legislação atual, precisamos avançar muito no que se refere à inclusão dos indígenas com necessidades educacionais especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com