TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios da Atividade Física no Aparelho Locomotor de Pessoas Idosas Sedentárias

Por:   •  25/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

JOEBER DELCOLI DE ALMEIDA - 8111571

Educação Física Bacharelado

 OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DAS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE SEDENTARIAS.

Professor Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

CUIABÁ -MT

2021

OBJETIVOS

        Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde de idosos sedentários. A fim de minimizar os efeitos do envelhecimento natural e melhorar a qualidade de vida da terceira idade, a reeducação neuromuscular através de as atividades físicas promovendo a capacidade e funcionalidade dos movimentos corporais e do organismo como um todo. Baseado na expectativa de vida e no aumento do número de idosos há possibilidade de alterar o processo de envelhecimento através de um estilo de vida saudável, com práticas de exercícios e programas mais efetivos onde se melhore a capacidade funcional individual e a correlação de grupos assistidos pela saúde pública e social. O presente estudo teve como também objetivo mostrar a importância da prática de atividade física para as estruturas do aparelho locomotor, a fim de estimular as pessoas sedentárias a mudarem seu estilo de vida. Entende-se por sedentarismo como sendo a falta ou ausência de atividades físicas. Diante de todo o exposto, é possível melhorar a qualidade de vida do idoso através de uma vida ativa com atividades físicas regulares, além da relevância social que é enfática, pois resulta em benefícios individuais, relacionamento interpessoal que estimula a superação e no “bem-estar biopsicofísico”.

METODOLOGIA

            Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se da estratégia levantamento bibliográfico, sendo consultadas publicações científicas entre 2010 a 2020, onde foram consultados livros, dissertações, artigos e outras documentações eletrônicas. Verificando quais e como as atividades físicas podem atuar na reeducação neuromuscular em idosos.

Palavras-chave: sistema musculoesquelético e respostas fisiológicas neuromuscular, exercícios funcionais, benefícios da atividade física, idoso.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

                   A população mundial vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos, principalmente quando se trata do aumento populacional de idosos. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (ONU, 2014), a população mundial com mais de 60 anos passará de 841 milhões, em 2014, para 2 bilhões até 2050 (OLIVEIRA et al, 2017). Com estes avanços, pesquisadores e profissionais da saúde passaram a refletir sobre a necessidade de adquirir experiências para manter o bem-estar e lidar com diversos processos de adoecimento, sendo necessário promover a saúde e estimular comportamentos visando à manutenção da autonomia e o envelhecimento bem-sucedido. O processo de envelhecimento pode ser compreendido como uma ação natural, cientificamente chamado de senescência - o que, em condições normais, é considerado um processo fisiológico da diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos. No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, podem ocasionar uma condição patológica que demande assistência, cientificamente chamada de senilidade (OLIVEIRA et al, 2017).

                   Scarabel e Pinho (2013) citam que o envelhecimento é um processo inflexível que conduz a uma perda progressiva das tarefas funcionais do organismo, havendo um aumento no risco do sedentarismo, o que coloca em risco a qualidade de vida do idoso.

                  A atividade física regular é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos por conta das transformações sofridas pelo corpo, que podem ser amenizadas, ou mesmo recuperadas, através da prática dela.      

RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR

        A contração do tecido muscular promove o movimento dos ossos e consequentemente do corpo. As fibras musculares são alongadas e ricas nos filamentos de actina e miosina, que são responsáveis pela sua contração. As células do músculo estriado esquelético são Ziroldo et al., (2019) Arquivos do MUDI, v 23, n 3, p. 467-476, 2019. 471 originadas a partir da fusão de mioblastos. A contração dessas fibras acontece por estimulação das terminações nervosas motoras, na qual há liberação de Acetilcolina no terminal axônio. Em resposta ao treino, o músculo esquelético pode de adaptar alterando seu volume e sua funcionalidade, aumentando a resistência muscular à fadiga.

        A redução de utilização de um músculo provoca atrofia muscular, já o treino de força provoca o aumento da área do músculo e do seu volume (MONTINARI, 2016)

        O exercício físico é uma modalidade de tratamento para indivíduos com osteoartrose, com melhora dos sintomas clínicos referentes a dor, função e mobilidade, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por essa doença. Entre as modalidades utilizadas, incluem exercícios de força para melhorar a estabilidade articular, exercícios de flexibilidade que promovem o movimento articular de maneira confortável e sem dor, alongamentos que aumentam a mobilidade dos tecidos moles e a amplitude de movimento (ADM), exercício sensoriomotor, treino de habilidades e caminhadas (DUARTE et al., 2013).

        A prática de atividade física influencia diretamente no desenvolvimento e crescimento ósseo, sendo o sedentarismo prejudicial para a estrutura final do indivíduo e propenso a desenvolvimento da obesidade e hipertensão arterial. Além desses benefícios diretamente relacionados à saúde física, a atividade física aumenta o lazer e a socialização com outras crianças (SILVA; LACORDI, 2016).

        Para Pedrinelli et al. (2009), a atividade física traz benefícios para o idoso, pois melhora sua qualidade de vida e mantem a independência funcional.

        O metabolismo ósseo sofre alteração direta e indireta por meio do exercício físico: direta devido a força mecânica, que quando aplicada sobre os ossos forma sinais endógenos que interferem nos processos de remodelação óssea; e indireta promovido por fatores hormonais, com a produção de citocinas e a liberação de fatores de crescimento pelas células ósseas, com aumento da atividade dos osteoblastos (OCARINO; SERAKIDES, 2006).

EXERCICIOS E APARELHO LOCOMOTOR

        O treinamento funcional também tem como principio o centro corporal, CORE. O controle do sistema musco-esquelético, sistema sensório- motor e proprioceptivo, envolvendo a integração do corpo todo para um gesto motor específico, em diferentes planos de movimento, como empurrar, puxar, agachar, lançar, girar, entre outros. Os exercícios podem ser realizados com o próprio peso do corpo, cabos, bolas suíças, bases instáveis, pesos livres, sendo muito motivadores e desafiadores, onde o praticante tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal do seu organismo e como consequência um corpo saudável e condicionado, como também benefícios naturais para mente com a liberação de hormônios, resultando na melhoria da capacidade neuromuscular, coordenação e força (BONFIN, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com