TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        

Matheus Nunes Galvão

RA:8128568

Introdução ao universo da ginástica

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

(Batatais-SP)

2021

Tipos de modalidade/conteúdo

Conceito/definição/

Significado

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Cite um exemplo

Ginástica escolar

Apresenta uma perspectiva ampliada em todos os níveis de ensino, considerando as diferentes fases do desenvolvimento motor e características do processo pedagógico e da cultura corporal dos alunos

Desenvolvimento motor

Cambalhota

Coloque os colchonetes para absorver o impacto do terreno usado, em seguida ensine a técnica para depois ser implementada.

Ginástica geral

É um conceito, que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Motor

Cognitivo

Afetivo

Social

Passa bola

Dividir a turma em duas ou três grupos em fila indiana, fazendo com que passem a bola para trás assim sucessivamente e quando chegar no ultima volte a bola para frente por baixo das pernas, o grupo que realizar primeiro as três idas e voltas ganha. 

Ginástica de Conscientização Corporal

Conhecidas por Técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves, que foram introduzidas no Brasil a partir da década de 70, tendo como pioneira a Anti-Ginástica. A grande maioria destes trabalhos teve origem na busca da solução de problemas físicos e posturais.

Busca da solução de problemas físicos e posturais.

Roda de alongamentos e ajuste de posturas

 Fazer um circulo com que todos se vejam na realização do exercício, exercícios puxados pelo professor ou pelo aluno, e ajuste de posturas corretas auxiliada pelo professor.

Ginástica Formativa

É elaborada a partir de exercícios artificiais, formais ou construídos, os quais tem a finalidade de educar ou "formar" o corpo humano, de forma segmentada, sem considerá-lo como um todo.

Auxilia no crescimento saudável das crianças e adolescentes

Equilíbrio

Coordenação motora

Pista de obstáculos

Usando itens como: cones, vassouras, bambolês, colchonetes, cordas, cadeiras, bolas. Fazendo uma pista elaborada levando interesse e diversão.

Hidroginástica

Tem por finalidade melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar de seus praticantes. Possui a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e idade.

Melhora da capacidade aeróbica e cardiorrespiratória

Resistencia e força muscular

Flexibilidade  

Corrida com halteres

Leva a pessoa a exercitar perna e braço, elevando as pernas no lugar movimentando os braços lateralmente, criando força e resistência.

Referências:

TOLEDO, E.; SILVA, A. D. Ginástica geral. Batatais: Claretiano - Centro Universitário, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com