TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

JOÃO BOSCO SILVA COSTA

ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Esportes Não Convencionais, professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Manaus/Am

2019

Tendo como base o caderno e as vídeo aulas, todo os movimentos que nosso corpo produz pode ser inserido a uma prática de esporte.

Podemos também citar alguns autores que deram uma parcela de contribuição para conceituar o esporte. Tani (1996), Betti (1998), Barbanti (2006) e González e Fensterseifer (2005).É consenso nessas definições que o esporte é caracterizado por uma prática corporal que visa à competição.

Entretanto, Tani (1996) aponta que o esporte pode ser entendido como o conteúdo da Educação Física em que a meta é a aquisição de habilidades, conhecimentos e valores. Segundo o Art. 3º da Lei n. 9.615/1998 (Lei Pelé), o desporto pode ter a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua for- mação para o exercício da cidadania e a prática do lazer quando se manifesta na forma educacional, ao se evitar a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes. Tendo em vista o esporte como um patrimônio da humanidade e, ainda, constituir-se em conteúdo a ser transmitido pelo processo educacional, as crianças têm o direito de conhecer todo o patrimônio criado, aperfeiçoado, transformado e transmitido no decorrer das gerações.

Abordar os esportes não convencionais na escola, além de ampliar o conhecimento sobre a cultura corporal da humanidade, possibilitará a ampliação do repertório motor das crianças e dos adolescentes em todo o ciclo da escolarização.

Uma imensa oportunidade de poder conhecer essas outras modalidades, que acabam não sendo conhecidas pelos alunos e até mesmo pelos professores. Os esportes que não são veiculados pelas mídia são aqueles que dificilmente são divulgados na TV, em jornais ou revistas, como, por exemplo, tchoukbol, corfebol e showbol.

Podemos citar também outros exemplos pois já ouvimos falar mais não temos a prática.

O beisebol é uma outra modalidade que exemplifica os esportes populares que já ouvimos falar porém é praticado em outros países. São apresentadas situações de apren- dizagem da PPC-EF (SÃO PAULO, 2008), como a familiarização com as regras e o processo histórico do beisebol, a vivência de habilidades de rebater, as táticas de jogos e o jogo de taco adaptado com quatro bases. Além disso, há outra proposta, que indica um jogo chamado bola corrida e outro chamado bola queimada.

Para compreenção, não convencional refere-se ao que não é admitido e praticado nas relações sociais, ao que não é habitual ou não está presente na sociedade. Como, na literatura da área da Educação Física, a expressão espor- te não convencional não está estabelecida, iremos defini-la como aqueles esportes que não são conhecidos no Brasil por falta de divulgação pela mídia, ou que não foram vivenciados pela maioria da população, incluindo os esportes radicais e os esportes populares em outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com