TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginastica Laboral

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FELIPE VILI SILVEIRA GASS

R.A. 8078052

ATIVIDADE: Ciclo 2 - Portfólio

[pic 2]

[pic 3]

Batatais

2019

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

  1. A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela comtempla três domínios relacionados com a execução da Tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.  

Conforme estudo nos mostra a três domínios na ergonomia, física, cognitiva e organizacional, cada um destes abrange uma específica área e apresentam suas diferenças conforme descrito abaixo:

Ergonomia física: O domínio em questão abrange as características da anatomia humana, propriamente estuda posturas no trabalho, manuseio de materiais entre estes aspectos relacionados a segurança do trabalhador;

Ergonomia cognitiva: Este domínio contempla processos mentais, como percepção, respostas motoras, memória entre outros, com foco principal na carga mental de trabalho;

Ergonomia organizacional: O domínio aborda a otimização do sistema, abrangendo as estruturas organizacionais do trabalho. Este domínio visa redução de problemas internos causados por ambiente de trabalho não tão favorável.

  1. Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo.

Taylorismo é considerado um sistema de gestão do trabalho baseado em técnicas para o aproveitamento da mão de obra contratada, desenvolvido no inicio do século XIX após estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos. Como característica predominante desde sistema está a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais busca extrair o melhor rendimento do funcionário, ou seja, é um sistema concebido em moldes científicos, de maneira que cada aspecto do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente.

As fabricas na época eram consideradas como insalubres, ou seja, não ofereciam condições mínimas de trabalho ao individuo trabalhador, nesta época (séc 19) surgiu nos EUA o movimento da administração cientifica conhecido como Taylorismo, elaborado pelo então engenheiro Frederick Winslow Taylor.  Baseando-se na observação dos métodos de trabalho controlado, os operários eram muito mais produtivos. As ideias de Taylor foram fortes influenciadoras para a segunda revolução industrial.

  1.  Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da Ergonomia. Descreva-as e em que aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.

As duas correntes que se desenvolveram foram a ergonomia Anglo-saxônica dos países de língua inglesa, conhecida como Ergonomia Física, e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa, conhecida como ergonomia cognitiva. Não apresentam tantas contradições, dando a entender que se completam.  A ergonomia física (anglo-saxônica), é voltada ao ambiente de trabalho, abordando fatores de risco físico. Já a ergonomia cognitiva (francofônica) tem como pressuposto base verificar aspectos d trabalho, desenvolvendo sua análise a adaptação do trabalho ao homem.

  1. Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

A prática da ergonomia é guiada por 3 princípios básicos conforme descritos abaixo:

Interdisciplinaridade: Destaca a importância da analise das condições de trabalho sob diferentes olhares, estudos das capacidades e limitações e demais características do ser humano.

Análise de situações reais:  Neste principio destaca-se o real trabalho, o que é feito e como é feito pelo trabalhador, objetivos e metas determinados pela tarefa, podendo através de análise identificar variabilidade das situações que compõem o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com