TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginastica Laboral

Por:   •  2/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Pâmela Daiana De Moraes de Oliveira  - RA 8109530

Educação Física Bacharelado

Ergonomia e Ginastica Laboral

Tutor: Professora Marilia de Carvalho Almeida

Centro Universitário Claretiano

Porto Alegre

2020


1) Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

A Ginastica Laboral pode ser chamada de atividade física na empresa ou ginástica do trabalho, pelo fato de ser realizada no local de trabalho, durante as pausas do serviço, sendo antes o horário de expediente, no meio e após o trabalho realizado. A GL são divididas em:  

Ginastica Laboral preparatória que são exercícios físicos realizados no local de trabalho antes de começar o expediente ou ainda nas primeiras horas de trabalho.

Ginastica Laboral compensatória que são exercícios físicos realizados no meio do expediente, como uma pausa ativa para executar exercícios de compensação que agem de forma terapêutica, para relaxar o corpo num todo.

Ginastica Laboral Corretiva que ajuda a manter o equilíbrio muscular e articular onde acontece o alongamento dos músculos encurtados e fortalecimento dos músculos mais fracos.

Ginastica Laboral de Conservação que ajuda a prevenir algumas doenças, porém essa ginastica necessita de um tempo mais longo, o que pode ser realizada fora do horário de expediente.


2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.

Segundo alguns autores a Ginastica Laboral tem como objetivo a recuperação e manutenção da qualidade de vida e de promoção do lazer dos colaboradores, planejada e aplicada no ambiente de trabalho durante o expediente.

Realizadas através da execução de exercícios de aquecimento musculoesquelético, que tem por finalidade preparar o organismo para o trabalho físico, atuando de forma preventiva e terapêutica, sem gerar exaustão.


3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

Vou citar a profissão bancário, neste caso a ginastica laboral em meu ver mais adequada, é a compensatória, por ser um trabalho que exige atenção, concentração e raciocínio, diferente de um trabalho que exige mais o lado físico, e o excesso da jornada de trabalho. Neste caso a atividade será aplicada em um local amplo e bem arejado, acompanhado de música ambiente. Iniciaremos assim:

Trabalho de mobilidade de Tornozelos: Colocar a ponta dos pés para cima e para baixo o máximo que conseguir por 10 vezes, após isso fazer círculos no sentido horário e anti-horário por 10 vezes para cada pé.

Alongamento de Panturrilha: Apoiar a ponta do pé em um degrau e levar o calcanhar para baixo deixando o joelho esticado até sentir que a parte de trás da perna esticou, manter a posição por 30seg para cada perna.

Alongamento de antebraço e punho: estender um braço na frente do corpo com a palma da mão voltada para cima. O próximo passo é dobrar o pulso para baixo, deixando a mão direcionada para o chão. Com a outra mão, flexionar gentilmente o pulso até sentir um alongamento de nível leve a moderado no antebraço, manter a posição por 30seg para cada braço.

Alongamento de peitoral: Em pé, com postura ereta, entrelace os dedos atrás do tronco. Jogue os ombros para trás, expandindo seu peitoral e mantendo os braços estendidos ao máximo possível, evitando inclinar o tronco à frente. Quando chegar ao limite de sua flexibilidade, permaneça na posição por 30seg para cada braço.

Alongamento de Quadríceps: Fique em pé com os pés alinhados com os ombros e as mãos soltas nas laterais. Dobre um joelho, elevando o pé em direção às nádegas e, segurando o tornozelo, puxe-o suavemente em direção às mesmas para aumentar o alongamento. Permaneça nessa posição por 30seg para cada perna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com