TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS, GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LEONEL SIVA PESSOA RA: 8161177

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PRATICA PEDAGÓGICA – PORTIFÓLIO 01

DISCIPLINA: ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS, GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Professora: Marciana Roberta De Oliveira

RIO BRANCO - AC

2022


01 INTRODUÇÃO

O esporte não convencional abrange modalidades não conhecidas no Brasil por falta de divulgação pela mídia ou que não foram vivenciadas pela maioria da população, incluindo esportes radicais e de outros países. O termo “esportes não convencionais”, não deve ser compreendida como uma tentativa de se criar uma nova categoria de conteúdos para a Educação Física ou um novo segmento da cultura corporal, muito pelo contrario esse termo surgiu como um artifício para o agrupamento de algumas modalidades esportivas que não são.

A educação física escolar é constituída por um amplo leque de conteúdos, composto pelas diversas manifestações corporais criadas pelo ser humano ao longo da história.  

A respeito dos conteúdos de ensino que justificam a presença da educação física na escola e balizam as dimensões de saberes, verifica-se que na literatura é comum que cada autor defenda seu ponto de vista epistemológico e didático, delimitando a partir deles os conteúdos de ensino e suas formas de aplicação.

Sendo o papel fundamental do professor a mediação entre o aluno e o conhecimento, o professor é o responsável pela construção do conhecimento, apresentando, disponibilizando, criando e construindo em conjunto aos alunos a diversidade da cultura corporal, contribuindo para exploração do corpo e do movimento, para ampliação de conhecimentos a respeito das práticas corporais historicamente construídas e, no fim das contas, para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Em outras palavras, no que diz respeito às práticas corporais, o professor busca o desenvolvimento de saberes procedimentais, conceituais e atitudinais.

Em outras palavras, o esporte não convencional abrange modalidades não conhecidas no Brasil por falta de divulgação pela mídia ou que não foram vivenciadas pela maioria da população, incluindo esportes radicais e de outros países.

A implantação dos esportes não convencionais pode ser um mecanismo de diversificar as aulas de educação física, valorizando assim uma cultura desconhecida no Brasil pela falta de divulgação e que certamente não foi vivenciado pela maioria da população, com isso os alunos teriam a oportunidade de conhecer novos esportes.

A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais. A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais.

E interessante diversificar para ter mais chances de que todos participem, haja um maior trabalho em grupo e fazer com que nos adaptemos melhor a essa diversidade. Além disso, a inteligência corporal exige o esforço e coordenação motora do corpo todo e não só de uma parte dele.

A disciplina Esportes Não Convencionais, Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas, vem para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas ela deve instigar o aluno a entender os limites do próprio corpo, exercendo, assim, o papel de compreendê-lo como sujeito ativo dentro do espaço da escola e da sociedade dessa forma, ele estará desenvolvendo seu aprendizado e sua capacidade de expressão, evidenciando sua liberdade cognitiva e emocional para a aprendizagem.

02 CARACTERIZÇÃO

         

  • Nome da instituição. Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Jose Bernardo Vasconcelos
  • Endereço: Rua Lago Novo 2115
  • Telefone: (97) 3453-5937, e-mail> eeabernardo@seduc.net
  • Gestora: Josineia Freires Ferreira
  • Coordenação: Edineia da Rocha Guedes
  • Professor Educação Física: Profo Nadson Nascimento de Souza, e Profo Thiago da Silva Moreira.
  • Estrutura da escola.  A escola possui, 24 salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática, deposito de materiais, biblioteca, sala da direção, sala dos professores, cozinha, refeitório, secretaria, área verde, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, pátio aberto, quadra coberta poliesportiva com traves, tabela de basquete e voleibol removíveis, duas mesas de tênis de mesa e um palco para dança e teatro.
  • Quais os equipamentos fixos disponíveis: duas mesas para tênis de mesa um palco para dança e teatro.
  • Estado de conservação do espaço e dos equipamentos: Os equipamentos estão em ótimo estado de conservação.
  • Quais materiais disponíveis atualmente para as aulas de Educação Física: A escola dispõe de bolas de diversos tamanhos, cones grandes e pequenos, mini traves portáteis, cordas de diversos tamanhos, bambolês em grande quantidade, materiais diversos como: minijogos, tabuleiros de dama e xadrez, brinquedos para manuseio, quebras cabeças, jogos de montar.

O Colégio atende o segmento: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O contato realizado com a Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Jose Bernardo Vasconcelos, de maneira presencial, onde constatei que a escola dispõe de materiais diversificados e espaços necessários para a execução de atividades corporais, facilitando assim a pratica do professor de educação física e dos demais profissionais daquela instituição.

Apos uma conversa com os professores de Educação Física lotados na escola, esclareceram que algumas atividades estão em dificuldades para execução devido à falta de alguns ambientes que atendam todas as praticas, o mesmo tenta proporcionar aos alunos a maior diversidade possível de atividades esportivas, pois o ensino esta mais voltado para as aulas teóricas com a falta de mais espaços para as atividades praticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (379.8 Kb)   docx (509.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com