TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DOS ESPORTES

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de esporte

Alguns sociologos do esporte vem debatendo sobre oque é o verdadeiro conceito de esporte, e que, através da comparação de alguns conceitos, poderemos notar de modo geral oque é o esporte e como ele vem sendo difundido.

Para Helal (1990) por exemplo, o esporte é mais voltado á competição profissional, onde uma pelada com os amigos é considerado um jogo, enquanto que um jogo entre Barcelona FC e Real Madrid um esporte. Porem Helal especifica que o esporte está relacionado á atividade fisica, deixando de lado o xadrez, o auto mobilismo e entre outras modalidades.

Outros autores como Betti e Bratt veem o esporte de outra maneira. De acordo com Betti(1991), o esporte é uma ação social institucionalizada, que contém regras, onde há uma competição entre adversarios ou contra a natureza, que como objetivo principal é indicar um vencedor além de definir um recorde, através da comparação de resultados. Já Bratt define esporte como um movimento corporal que surgiu no século 18 e 19 no contexto cultural europeu e que se espalhou por todo o planeta, tendo caracteristicas a competição, o fair-play, o rendimento, o recorde e as apostas.

Observando a visão desses autores sobre oque é o esporte, podemos notar que a visão de Betti e Batt são parecida em alguns pontos, principalmente no requisito de obter recordes e resultados competitivos, porém a visão de Helal pode ser considerada um pouco descartavel quando o mesmo cita quue o esporte só pode ser considerado esporte se tiver algum esforço e desempenho fisíco, descartando esportes como o xadrez, dama e dentre outros. De modo geral o esporte é uma atividade física, que na sua grande maioria visa a competição entre os participantes. Para melhor organização das atividades esportivas, foram feitos regulamentos para serem seguidos, que são controlados por federações, onde é especifica para cada modalidade esportiva.

_____________________________________________________________

Fl 02

Atualmente com o avanço tecnologico da midia televisiva e virtual, o esporte vem sendo muito divulgado, e assim, criando idolos que inspiram as pessoas, principalmente os mais jovens.

O incentivo da midia pode ser tanto benéfico quanto maléfico, e como um profissional de educação fisíca tem a tarefa de incentivar os alunos á atividades físicas, o encontro dificuldades para profissionais da area está justamente na forma de incluir os menos talentosos sem deixarem eles excluidos e inferiorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com