TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos pedagógicos dos esportes

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Fundamentos Pedagógicos dos esportes

Tarefa: atividade 7ª semana – Portfólio

Nome: César Augusto Salles

RA: 8020543

Turma: DGEFL1602TGTA3O

Parecer do Tutor:

1) Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir Esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esportiva. Nesse texto, você também deve explicar a diferença dos conceitos de "esporte na escola" e "esporte da escola". Considere para a resposta os códigos esportivos citados por Bracht (2000).

        O esporte é um fenômeno social da atualidade, presente em vários aspectos da vida em sociedade, e tem uma grande importância para a humanidade, pois o esporte tornou-se a expressão suprema da cultura do movimento no mundo moderno. (IMPOLCETTO, PICCOLO E JÚNIOR, 2013)

        Porém o esporte não se caracteriza somente pelo que é visto nas redes televisivas, que é a busca sempre pela vitória, cercado por uma série de regras e regulamentos, que produz ídolos e gera uma movimentação financeira absurda, esse tipo de esporte é conhecido como esporte de alto rendimento ou performance. Outra característica do esporte de rendimento, é o envolvimento de federações ou confederações que são responsáveis por organizar campeonatos e fiscalizá-los. (IMPOLCETTO, PICCOLO E JÚNIOR, 2013)

         Mas podemos observar outros contextos em que o esporte está presente, e influenciando na vida das pessoas, como por exemplo o a prática esportiva voltada ao lazer e divertimento, conhecido como esporte-participação, que é praticado por não-atletas que usam essas atividades como forma de se exercitarem e promoverem o bem-estar social dos praticantes, e assim se manterem ativas fisicamente guiadas pelo prazer lúdico. (IMPOLCETTO, PICCOLO E JÚNIOR, 2013)

        Já no âmbito escolar, o esporte praticado na escola, nas aulas de Educação Física, tem como objetivo a produção de cultura através do movimento de expressão dos alunos em ação, como exercício crítico da cidadania e manifestação social, sempre privilegiando a inclusão e deixando de lado a excessiva competitividade vista nos esportes de rendimento, caso contrário o esporte na escola passaria a ser uma réplica do esporte performance, deixando de ter um sentido educativo. A essa influência do esporte de rendimento refletida na escola através dos seus códigos e princípios, visando apenas a comparação entre atletas, a descoberta de talentos, a competição e a regulamentação rígida, é conhecida na prática como “esporte na escola”. Pois percebe-se que essa linguagem sistêmica tira a autonomia da própria Educação Física escolar, privando os alunos do sentido real da pratica esportiva praticada com fins educacionais. (IMPOLCETTO, PICCOLO E JÚNIOR, 2013)

        Um bom exemplo de uma aula onde o esporte é utilizado de maneira a acrescentar repertório cultural e motor aos alunos, pode ser uma aluna de Tênis, onde as regras possam ser modificadas. Poderia ser usadas mini quadras, e com raquetes feitas artesanalmente pelo alunos usando material reciclado, criando ai também a consciência sobre a preservação do meio ambiente, e na prática teriam o contato com a modalidade esportiva, porem de forma didática, desenvolvendo o raciocínio rápido, reflexo, condicionamento físico, capacidades que serão usadas pelo aluno na vida cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (369.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com