TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Pedagógicos Dos Esportes

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

                   

Disciplina:

Fundamentos Pedagógicos Dos Esportes

Tutor:      

DGEFL170

RA:

Aluno(a):

Turma:

Unidade:

MITO: Aquiles

Herói grego, mitologia grega, calcanhar que Aquiles, participação na guerra de Troia.

                    Tétis, a deusa do mar, e Peleu, rei dos mirmidões, foram os pais de Aquiles. Assim que Aquiles nasceu, sua mãe mergulhou-o no Rio Estige, tornando-o invulnerável. Mas o calcanhar não recebeu a água do rio, pois Tétis usou esta parte do recém-nascido para banhá-lo.  Aquiles foi um herói grego muito famoso por sua força e bravura. Desde os seus nove anos estava fadado a lutar pelo estado, pois apenas ele(junto com outros heróis), seria capaz de tomar Tróia. Para isso, Aquiles teve de se preparar.

                  Quíron,o centauro, foi o encarregado disso, e de educá-lo.

                    Quíron levando Aquiles a seu destino, alimentou-o com mel de abelhas, vísceras de leões e medula de ursos e de javalis. Praticou caça, adestramento, música, medicina, e sua virtude. No mito, Aquiles sempre é apresentado como o mais belo herói dos reunidos contra Tróia. Apesar de ter sido levado à vida rude—não muito diferente de todos na época—havia grande ternura presente nele(assim como violência). Peleu, pai de Aquiles, deu um segundo preceptor, Fénix, homem muito sábio que o orientou Aquiles, tanto na guerra quanto na arte oratória. Pátroclo, amigo de Aquiles, também recebeu treinamento de Fénix.

                      Pátroclo morreu pelas mãos de Heitor, um príncipe de Tróia. Então para vingar a morte do amigo, Aquiles matou o príncipe por último. Porém, foi atingindo por uma flecha envenenada por Páris, um dos mais novos filhos do rei troiano Príamo, em seu calcanhar – única parte vulnerável de seu corpo – e assim, veio a falecer.

                       A morte de Aquiles ocorreu durante a Guerra de Tróia, e foi retratada na Ilíada de Homero.

Relação com a educação homérica

                      Na educação homérica está presente a formação do lado subjetivo do homem. Com o mito de Aquiles isto é bem retratado, pois mostra o homem herói que é o “modelo” da época, e mostra-o sempre se superando em diversos âmbitos, inclusive no seu aprender, para além de “apenas” defender o estado, ser o herói que todos esperavam que ele fosse desde o início.

 

Referência bibliográfica

MILLER, MADELINE. A canção de Aquiles. São Paulo: Jangada, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com