TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Pedagógicos do Esporte

Por:   •  13/9/2018  •  Exam  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

VINICIUS RONCADA NARDINI – 8067969

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Fundamentos Pedagógicos do Esporte

Tutora Raquel Daffre de Arroxellas

BRAGANÇA PAULISTA

2018

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Fundamentos Pedagógicos do Esporte

Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas

R.A.: 8067969

Aluno: Vinicius Roncada Nardini

Turma: DGEFL1802BAPA4O

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.

Atividades com plágio não zerão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).

ATIVIDADE

PARTE 1:

Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir Esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esportiva.

Nesse texto, você também deve explicar a diferença dos conceitos de "esporte na escola" e "esporte da escola".

Considere para a resposta os códigos esportivos citados por Bracht (2000).

PARTE 2:

Após a descrição dos conceitos elencados anteriormente (Esporte, esporte na escola, esporte da escola), descreva uma aula em que seja possível observar a aplicação do conceito do esporte da escola.

ATIVIDADE

PARTE 1:

Esporte

O esporte de modo geral é definido como ação social que envolve atividade e movimento do corpo possuindo diversas características, tais como, ludicidade, técnica, recordes, competição, adversários, comparação de desempenho, habilidades, entre outras (BRACHT, 1986; BETTI, 1991). Porém, segundo Tubino (2006) esse conceito leva o esporte apenas pelo aspecto de rendimento.

A partir da Carta Internacional de Educação Física e Esporte de 1978, que estabelece a prática esportiva como direito de todos, o conceito de esporte foi amplificado e dimensionado em três aspectos diferentes, segundo Tubino (2001):

Esporte-educação: voltado para crianças e jovens em idade escolar básica que tem por objetivo, através do esporte, ensinar valores como a ética, crítica, justiça, soliedariedade, além de desenvolvimento das capacidades físicas e motoras.

Esporte-participação: praticado por todas as idades e possui, principalmente, caráter lúdico. Ocorre nos tempos livres das atividades cotidianas e tem por objetivo lazer e interação social dos participantes.  

Esporte-performance: as diferentes modalidades estão ligadas as instituições (ligas e federações por exemplo) e seus participantes estão totalmente focados ao êxito com vitórias, quebras de recordes e excelência técnica e tática. 

Esporte na Escola

A preposição “na” remete ao esporte dentro da escola, ou seja, uma mera reprodução de como ele já existe fora, mas agora dentro do ambiente escolar. As aulas são realizadas muito próximas a um treinamento, com repetições e aperfeiçoamento de gestos técnicos para chegar ao jogo propriamente dito. A prática se torna pouco criativa, o modo de aprendizagem gira em torno de como esse esporte é instituído na sociedade, sem nenhum tipo de diferenciação ou pensamento crítico por parte dos alunos. Essa maneira de reprodução do esporte na escola tende a trazer a exclusão dos alunos pouco habilidosos.

Esporte da Escola

Diferentemente de Esporte na Escola, o Esporte da Escola utiliza o esporte como uma ferramenta de aprendizagem, adaptando o esporte propriamente dito e modificando suas regras e materiais utilizados buscando sempre alcançar todos os estudantes, mantendo interesse e participação, privilegiando o coletivo sobre o individual e mostrando a importância da solidariedade e respeito. Traz a oportunidade de os alunos pensarem criticamente os esportes, criarem novos jogos, compartilhar ideias e dar valor as regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (354.2 Kb)   docx (428.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com