TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Pedagógicos Dos Esportes

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

Disciplina: Fundamentos Pedagógicos Dos Esportes

Tarefa: atividade do ciclo 2

Nome: Faubth Cunha Amorim

RA: 8115961

Turma: DGEFL2001TGTA4O

Parecer do Tutor: Luis Fernando Correia

Atividade do ciclo 2, texto explicando como podemos definir Esporte.

Em minha concepção, o esporte se refere a qualquer tipo de prática que realizada tem como objetivo a interação social dos participantes, podendo ter ou não competitividade. O esporte é visto como algo de bem-estar, onde visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e mental e proporcionar entretenimento aos participantes. É algo coletivo ou individual, onde a participação nesse meio, só vem trazer diversos benefícios para o cotidiano de cada um, melhorando, controlando e até mesmo, curando, diversos problemas de saúde que tenha, ou que venha a surgir com o avanço da idade, com o comodismo e sedentarismo, tendo até a oportunidade de se precaver, de doenças.

O esporte na escola se refere ao ambiente escolar, que está sendo desenvolvido na escola, tem características de rendimento, o professor treina seus alunos buscando encontrar atletas, deixando assim de ser algo voltado apenas para a formação dos alunos. É aquele que vem de fora.

Já o esporte da escola se volta menos para a competição, permite aos alunos mais vivencias, e mais formas de praticar atividades esportivas que trazem privilégios, como a coordenação, assim não precisaria cobrar o rendimento máximo do aluno. Caracterizasse por ser aquele que a escola assume como princípio pedagógico, por ser sempre educacional.

Brancht (2000) afirma que, oferecer um tratamento crítico ao esporte nas aulas de Educação Física significaria ser contrário à técnica esportiva. e indica que a pedagogia crítica da Educação Física propõe o ensino de destrezas motoras esportivas com novos sentidos, objetivos e finalidades, e não a abolição do ensino de técnicas.

A descrição de uma aula de futsal com aplicação do conceito do esporte “da” escola.

 Seria: No aquecimento uma atividade lúdica, onde a turma seria dividida em dois grupos, com as duas filas direcionadas para um dos gols, cada fila com uma bola, cada fila seria uma equipe. Com a mão o aluno passa a bola por baixa das pernas para o colega que está atrás, até chegar ao último, o último da fila joga a bola para frente e chuta na direção do gol, ele pega a bola e vai para o começo da fila, e o ciclo recomeça, a equipe que fizer 10 gols vence. Após o aquecimento, breve explanação sobre as regras do futsal ou o que foi proposto na aula teórica. Logo após, outra brincadeira lúdica, futebol em dupla, onde os jogadores devem estar sempre de mãos dadas, estimulando coordenação e o trabalho em equipe. A última parte da aula seria para a vivencia do jogo futsal, seguindo as regras, mas de maneira que os alunos possam vivencias a modalidade, mas de uma maneira não muito rígida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com