TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Pedagógicos dos Esportes

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fundamentos Pedagógicos dos Esportes    

Tarefa: atividade do ciclo 2.

Nome: Vitor Adriano Pereira Alves Ferreira

RA: 8123947

Turma: DGEFL2002RCOA0S

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade


Com base nas leituras propostas, elabore a proposta a seguir:
1) Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir Esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esportiva.
2) Você também deve explicar a diferença dos conceitos de "esporte na escola" e
"esporte da escola". Considere para a resposta os códigos esportivos citados por Brecht (2000).
3) Após a descrição dos conceitos elencados anteriormente (Esporte, esporte na escola, esporte da escola), descreva uma aula em que seja possível observar a aplicação do conceito do esporte da escola e uma para o conceito na escola. OBS: não é plano de aula e sim uma proposta de atividade.


Pontuação
A atividade vale de 0 a 1,0 ponto.

         De acordo com a unidade estudada, compreende-se que a definição de esporte sendo um exercício desenvolvido, com o principal objetivo a relação social dos integrantes, principalmente as crianças, onde elas aprendem que, entre ela e o mundo existem outras pessoas.

         Quando falamos de esporte, é natural que pensemos em competições esportivas entre grandes atletas e equipes famosas, porém devemos sempre nos lembrar que o esporte não é uma competição apenas de alto rendimento e também é visto como um meio cultural dos povos.

         Para a Sociologia do Esporte (HELAL, 1990), jogo e esporte são conceitos diferentes com aspectos específicos, em que o esporte incorpore elementos do jogo e vai além, isto é, possui outras características que não são encontradas no jogo.

De acordo com Helal (1990), quando o jogo passa a submeter-se a uma organização mais ampla e burocrática, que extrapola os interesses dos participantes, tem início ao universo do esporte. Nas palavras do próprio autor: “uma “pelada” entre amigos, seja ela disputada na praça, no colégio, na praia ou no clube da esquina, é sempre um jogo. Mas uma partida de futebol entre as equipes profissionais do Flamengo e do Fluminense, válida para o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, faz parte do universo do esporte (HELAL, 1990, p.28)”.

         O esporte expõe vários objetivos para ser desenvolvidos, ele pode ser realizado para uma melhora individual, ou em competições de alto rendimento, tendo sempre um objetivo final. Além de poder ser praticado também para uma melhora social de cada participante. Pode-se realizar a atividade esportiva com diferentes objetos e finalidades. Não importa se é um esporte individual, em duplas, ou em coletivo, sempre haverá um adversário.

         A diferença entre “Esporte na Escola” e “Esporte da Escola”, é que um utiliza pelo sistema educacional uma pedagogia que visa formar aos alunos um desenvolvimento integral e social, fazendo com que assim criem hábitos esportivos, que melhoram sua qualidade de vida, que é o esporte da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (310.8 Kb)   docx (465.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com