TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUIÇÃO DOS KATAS PARA QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  18/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUIÇÃO DOS KATAS PARA QUALIDADE DE VIDA

Paula Freitas

Miguel Angelo Santos

Prof. Orientador: Natalia Spuldar Bergano

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (EFL0301/2) – Paper de Tópicos Especiais

RESUMO

O karatê é uma palavra japonesa e em muitas literaturas é adicionado o pronome DO no final (karatê-do). O termo KARA significa vazio, significa mão e DO significa caminho, a definição por completo é “Caminhos de Mãos Vazias”. Esta arte marcial tem, no seu currículo, as matérias: kihon, kata e kumite. O kihon significa forma e modelo, o kata significa luta imaginária e o kumite luta livre ou combinada. Este estudo buscou analisar os fundamentos do kata e seu surgimento para contribuir com a qualidade de vida.

Os katas têm a função de filtrar no Dojo (academia) o que deve ser melhorado.Além disso, o kata demonstra a política da academia e define o estilo a ser praticado.

Um outro motivo desta pesquisa foi relatar a importância de seus movimentos para a saúde e qualidade de vida dos seus praticantes. Muitos são os motivos que levam a relacionar o karatê aos componentes da Atividade Física Relacionada à Saúde como, por exemplo, a flexibilidade. Diante disso, este trabalho é de grande relevância para professores de karatê, educadores físicos, clubes, academias e universidades, devido ao fato de contribuir com novas informações a respeito dessa arte marcial.

Palavras-chave: Karate. Kata. Qualidade de vida.

 INTRODUÇÃO

A palavra kata vem do japonês e significa forma, modelo, figura, diagrama marcial. Segundo Funakoshi “exercício formal” se caracteriza um estilo, uma imagem a ser reproduzida e até mesmo uma representação de um período.

O kata é a essência de uma arte marcial, deve ser sempre mantida nas suas projeções, mesmo que, no decorrer do tempo, as coisas mudem com o modernismo. Grandes Mestres, em seus estudos, adicionam novos movimentos com a intenção de dar um novo sentido a um gesto que ganha vida numa luta imaginária.

São exercícios formais que desenvolvem o corpo e a mente, através de formas, modelos “kata”, desenhos executados de maneira encadeada e pré-determinada por linhas gráficas denominadas embusem que seguem um ponto político e histórico de cada mestre conforme o seu estilo.

O corpo é representado pelo desenvolvimento das capacidades físicas necessárias para a vida diária (VD):força, resistência, flexibilidade, coordenação, contrações e descontrações, agilidade, velocidade e equilíbrio.

Pela pratica e pelos fundamentos do kata adquire-se qualidade de vida trazendo benefícios importantes para os praticantes de karate-do ajudando nas atividades diárias e na prevenção de doenças.  

        

 Fundamentação teórica

É um referencial ao professor de karate-do trabalhar a aparência e a realidade, o praticante de kata deve ter compreensão dos significados de cada gesto desenvolvido; assim, há uma interação do movimento com as capacidades físicas expressadas pelo corpo desenvolvendo seu lado solitário, instante de redescoberta própria, o amadurecimento das técnicas, um elo entre o diagrama e o espaço, deixando fluir uma resposta imediata para um gesto imaginário.

O treinamento independente, sem obrigação, causa uma evolução consistente e permanente. Mais do que o gesto, o importante é a perfeição do movimento, o encontro do eu com a técnica. A vivência própria gera sensações de ganho interno e individual. É compreendido como uma ligação entre o crescimento do nível técnico e mental. Muitos adeptos do karatê, ao treinar o kata conseguem a repetição perfeita dos movimentos, mas não buscam a redescoberta. O pensamento intelectual da novidade causa a diferença entre indivíduos praticantes.

O surgimento dos katas deveu-se à grande busca de uma nova perspectiva, pois são treinados no invisível, em contato com o meio ambiente. Podemos compreender o movimento humano, gerado pelo kata, como conseqüência da interação entre os músculos e as forças externas impostas pelo universo ao sistema.

Para uma qualidade de vida e seja almejada através da pratica do kata  a pratica dos alunos devem transcorrer nos primeiros anos das series iniciais, três vezes por semanas com aulas de 45 minutos  para que o aluno seja beneficiado.

Segundo NAKAYAMA” O Melhor do karte-do” os benefícios da prática do karate com os katas para o fortalecimento do corpo e qualidade de vida são reais e comprovados através da prática constante.

Benefícios Físicos:

  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Coordenação e bilateralidade do movimento
  • Melhora do tônus muscular
  • Aumento da flexibilidade muscular
  • Aumento da força, velocidade e resistência do praticante.
  • Fortalecimento neuromuscular.

Benefícios Psico-Mentais:

  • Aumento da atenção do individuo
  • Controle da ansiedade
  • Redução da depressão
  • Redução do cansaço mental produzido pelo stress
  • Aumento da sensação de bem estar
  • Aprendizado dos processos de respiração e meditação
  • Controle das emoções negativas (raiva, medo, indecisão, nervosismo, tristeza).
  • Saber lidar com regras de disciplina e controle

Todos os katas são organizados por linhas gráficas, chamadas de Embusem, e que fazem com o que o atleta execute a seqüência de movimentos do kata e retorne ao exato ponto de partida.

Os movimentos são reproduzidos por cabeçadas (Kubi), joelhadas (Hittsui), cotoveladas (Empi), socos (Tsuki), chutes (gueri), defesas (Uke), saltos (To Be),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (250.4 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com