TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE PENSAM OS JOVENS SOBRE A PROMOÇÃO DO ESPORTE EM PARAMIRIM

Por:   •  5/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE PENSAM OS JOVENS SOBRE A PROMOÇÃO DO ESPORTE EM PARAMIRIM

E

ALGUNS CAMINHOS PARA DESENVOLVER O BASQUETE E O HANDEBOL NA CIDADE

Por: Agnaldo Duarte da Silva (Prof. Kid Duarte)

PARAMIRIM/BA

Janeiro de 2017


O QUE PENSAM OS JOVENS SOBRE AS POLITICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A PRÁTICA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE PARAMIRIM?

Este relatório é fruto de um trabalho escolar, da disciplina de Educação Física do Colégio de Paramirim, realizado pelo professor Agnaldo Duarte (Kid Duarte) e seus alunos das turmas de 2°  ano do ensino médio. Trata-se de uma conclusão de opiniões sobre as politicas publicas voltadas às práticas esportivas promovidas pelo poder público local nos ultimo anos, bem como, sugestões de propostas para a gestão do prefeito eleito, o senhor Gilberto Brito.

Após debates em sala de aula sobre o conteúdo “esporte educativo”, e embasado por material teórico, trouxemos a discussão para o nosso contexto: o esporte na cidade de Paramirim. Pedimos aos alunos que, entre outras, relatassem suas óticas sobre as politicas esportivas em  “nossa” cidade. Perguntamos a eles (cerca de 130 estudantes) se, caso fossem prefeitos, o que fariam pelo esporte? Solicitamos que sugerissem propostas que pudessem ser aplicadas e que atendessem a diferentes grupos da população.

O que mais chama a atenção nos comentários dos jovens – e eu compartilho desta opinião --, é a unanimidade em afirmar que é notória a falta de compromisso do puder publico municipal com a diversidade esportiva, com a manutenção das poucas quadras, com a organização do acesso e horário de algumas dessas quadras ( na sede e na zona rural) e com a promoção de politicas voltadas para a inclusão de idosos e portadores de necessidades especiais.

Surgiram muitas propostas interessantes. Algumas fáceis de serem concretizadas e outras que demandariam bastantes recursos e empenho dos gestores responsáveis.


PROPOSTAS

Academia de rua (com profissionais para orientar os idosos)

Promoção de esportes de inclusão

Responsabilidade com a gestão dos recursos públicos

Revitalização da lagoa

Revitalização do balneário

Recuperação das quadras poliesportivas da sede e das comunidades rurais

Construção de um ginásio poliesportivo

Construção de quadras poliesportivas na sede e em comunidades  rurais onde ainda não existe

Mobilização da população sobre importância da pratica regular de atividade física para a saúde

Realização de torneios interescolar, inclusive convidando escolas de outras cidades.

Valorização de modalidades esportivas como: Voleibol, vôlei de praia, basquetebol,  handebol, skate, ciclismo, atletismo, capoeira, trilhas ecológicas, natação, xadrez, slackline e etc.

Criação da “Casa do bem-estar”. Ambiente voltado exclusivamente para ações que objetivam o desenvolvimento de atividades voltadas para o bem-estar da população, desde palestras  educativas a eventos de lazer e esporte.

Realização de miniolimpíadas, torneios esportivos com diferentes modalidades

Parceria com comércio local para incentivo ao esporte. Empresários poderiam “apadrinhar” determinadas modalidades

Criação de centro esportivo - local onde aconteceria o treinamento dos principais atletas da cidade em diversas modalidades esportivas

Articulação com outros municípios da região para realização de campeonatos regionais em diferentes modalidades

Elaboração de uma agenda esportiva anual


Trazer um curso presencial de Educação Física para a região com sede em Paramirim

Equoterapia para portadores de necessidades especiais

Dentre as sugestões acima, é evidente que existe um apelo muito grande para a construção de espaços esportivos na sede e na zona rural, como quadras, academias de ruas e até um ginásio de esporte – que Paramirim vergonhosamente ainda não possui.

A gestão anterior valorizou apenas duas modalidades esportivas na cidade (futebol e futsal), deixando excluída grande parte da população que não gosta, ou não possui habilidade para tais praticas. Algumas modalidades esportivas como o basquete e o vôlei, resistiram, timidamente, graças a ações isoladas de algumas pessoas da comunidade. Portanto, é um desejo de todos que muitas outras modalidades possam receber o mesmo tratamento que o futsal e o futebol durante a gestão do Senhor Gilberto Brito.

As atividades voltadas para a “melhor idade” e aos portadores de necessidades especiais, também, fazem parte do desejo dos nossos jovens, pois é inexistente a oferta de atividades físicas para esses grupos em Paramirim.

Nota-se em “nosso” município uma gama de possibilidades para a realização de praticas esportivas, mas que precisaria da contribuição do poder público para organizá-las, trazendo mais segurança e conforto aos praticantes. Podemos citar:

  • A lagoa – onde pode ser promovidos passeios de “pedalinho”, remo, pesca esportiva e natação, após sua revitalização.
  • A orla da lagoa – após sinalizá-la e demarcá-la, construir um piso tátil, corrimãos e  ciclovias.

Pode se tornar uma excelente área de lazer e de praticas esportivas, inclusive, proporcionando a realização deferentes eventos.


  • O balneário – o principal ponto de lazer da cidade, pode se tornar, durante a semana, uma área para realização de aulas de exercícios funcionais, hidroginásticas, natação, vôlei de praia, futevôlei e peteca.
  • Trilhas – devido às belezas naturais existentes em “nossa” região, as trilhas esportivas de caminhada e motonbike tratam-se de uma perfeita alternativa para quem gosta de curtir a natureza.

Podemos concluir que a gestão anterior deixou muito a desejar em termos de promoção esportiva, é imensa a lacuna entre o que se fez o que se pode fazer para atender parte da população que anseia pela pratica de atividades físicas, seja ela voltado para a saúde, lazer ou competição.

O BASQUETE E O HANDEBOL EM “NOSSO” MUNICÍPIO

O basquete e o handebol são duas modalidades que despertam o interesse da juventude, mas que possuem bastantes dificuldades em desenvolver-se em nossa cidade por falta de apoio.

Há cerca de seis a sete anos, a prática do basquete estava ganhando um número significativo de praticantes, inclusive, acontecendo jogos amistosos com seleções de outras cidades, a exemplo de de Tanque Novo e Botuporã. Mas acabou recebendo um “balde de agua fria” por não encontrar apoio dos gestores esportivos da cidade. Devido ao apodrecimento das tabelas durante o período chuvoso, que eram feitas de madeira, os treinos de basquete não puderam mais ser realizados. Na época, o fato foi comunicado ao gestor responsável, mas não houve interesse em concertá-las. Então, além de perdermos o horário na quadra da praça, o basquete deixou de ser praticado por um bom período. Meses depois, o colégio de Paramirim cedeu espaço para a realização de jogos de basquete  nos  finais  de  semana,  assim  que  sua  quadra  foi  reformada.  Porém,  boa  parte    dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com