TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha artigo

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Novas configurações familiares – Mitos e Verdades

O texto possui o objetivo de questionar os tipos de formações familiares presentes na cultura ocidental. As noções do conceito unidade familiar vem sendo alterada a medida que as pessoas estão vivenciando as mudanças que ocorrem no dia a dia, ou seja, novas formações fora da “tradicional” estão surgindo para nos adaptar aos tempo atuais.

O autor comenta em seu texto que a sociedade sempre tem a tendência de realizar uma “reorganização simbólica” para conseguir se adequar as novas leituras que o mundo toma.

Algumas das mudanças citadas de modificações no meio em que vivemos, que podem afetar a formação do núcleo familiar, é a revolução das mulheres (tanto sexual quanto de conquista de igualdades com os homens, que proporcionou uma ampla gama de novas decisões realizadas pelas próprias mulheres sobre seus corpos e suas vidas, saindo assim do padrão mãe/dona de casa que estavam fadadas a viver), a possibilidade da adoção, barriga de aluguel, entre outras. Mudanças as quais que, na visão dos tradicionalistas, afetam o conceito da família “tradicional” e influenciam nos quesitos de procriação e no sistema patriarcal de criação.

Apesar de todos os questionamentos, a idéia central do texto é a de que se os diferentes sistemas familiares simbólicos que estão sendo desenvolvidos irão afetar o desenvolvimento psíquico das crianças que estão sendo criadas fora do modelo “tradicional”. Independente da formação da unidade familiar o que deve ocorrer sempre é respeito e amor, pois assim a criança terá uma boa base para seu crescimento.

Fiquei impressionada como qualquer mudança causa tanto medo nas pessoas e como a aceitação do que ainda não se conhece não é bem recebido. Ao meu ver as pessoas ainda tentam impor um padrão antigo como se fosse o modelo correto a se seguir, porém não entendem que este modelo não se encaixa na atualidade. As pessoas ainda precisam aceitar que mudanças ocorrem e que devemos tentar nos adaptar, a tradição nem sempre enfatiza algo que é bom, somente algo que as pessoas tem medo de alterar por não saber como será.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com