TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recordações de sua escola e novas propostas para Atividades Aquaticas

Por:   •  21/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

"Recordações de sua Escola e Novas Propostas para Atividades Aquáticas".

Descrição da atividade.

A formação do professor envolve tanto a incorporação e domínio dos conhecimentos pedagógicos, como também a compreensão da influência da história escolar vivida. Dessa forma, não se pode negar ou desconsiderar que, as experiências vividas e partilhadas ao logo da vida escolar, influenciam as tomadas de decisões didáticas quando o professor realiza o seu planejamento curricular.

Diante disso, esta atividade tanto configura-se por um resgate do ensino escolar vivido, como também configura-se por uma atividade de planejamento didático para articular os esportes olímpicos e não olímpicos no trabalho educacional das Atividades Aquáticas em aulas de Educação Física Escolar. A seguir, apresentamos as etapas e os procedimentos que precisa realizar para concluir o sua atividade de Portfólio:

1ª Etapa

Lembre-se da escola onde realizou o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Redija um texto, de no máximo uma lauda/página descrevendo esta escola e os espaços para as aulas da Educação Física. Comente se você teve aulas de Educação Física Escolar que tratou da temática Atividade Aquática. Se sim, como foram estas aulas? Se não, indique o por quê?

No meu ensino fundamental eu estudei na escola Ângelo Angelim, nessa escola onde estudei tinha um campo de areia, esse era espaço que a escola oferecia para as aulas de educação física, passando o tempo conseguiram construir uma quadra de futsal melhorou no aspecto da educação física. Sobre a atividade aquática nunca tive essa aula, não sei o porquê, se era a falta de material ou falta de conhecimento sobre a atividade.

2ª Etapa

Escreva um texto de análise, de no máximo uma lauda/página, relacionando a realidade das aulas de Educação Física vividas (realização ou não de aulas de Educação Física com as temáticas Atividades Aquáticas) com a realidade das aulas de Educação Física Escolar da atualidade. Cite os elementos facilitadores e dificultadores para se trabalhar a Temática Atividade Aquática na Educação Física Escolar nos dias de hoje.

Nas aulas de educação física sempre hera futebol, não tinha outra atividade proposta pelo professor, não sei por qual motivo, se era falta de materiais ou desanimo do docente. Na atualidade continuam na mesmice do futebol ou vôlei e basquete essas três atividades e as mais visadas dentro do contexto escolar, a meu ver o professor de educação física tem a liberdade para trabalhar outras atividades em sua área, falta coragem, animo ou ate mesmo conhecimento para usufruir coisas novas em sua profissão. Os elementos facilitadores e isso e a liberdade que temos para apresentar conteúdos novos dentro da educação física escolar, podemos trabalhar a adaptação entre outros fatores. Os dificultadores e o desanimo a falta de alunos e desinteresses dos educandos a falta de materiais e recursos para trabalhar atividades aquáticas.

3ª Etapa

A partir do contexto de ensino da escola atual e, resgatando os conhecimentos estudados na Unidade 2 (páginas: 56 – 96) sobre os esportes aquáticos olímpicos e esportes aquáticos não olímpicos e, na Unidade 6, p. 137-153 (DARIDO; SOUZA, 2015 – citado no tópico O que preciso estudar?), resolva as questões a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com