TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Por:   •  13/9/2015  •  Artigo  •  4.804 Palavras (20 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 20

QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO

SISTEMÁTICA DE LITERATURA

WORKER QUALITY OF LIFE: A REVIEW

SYSTEMATIC LITERATURE

Resumo

Introdução: O sucesso de uma empresa depende de seus colaboradores e funcionários, assim para uma empresa obter sucesso é necessário que esta se preocupe com a qualidade de vida de seus trabalhadores. Assim, um programa de Qualidade de Vida do Trabalhador deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano. Objetivo Geral: Identificar a importância da qualidade de vida do trabalhador para o empregado e o empregador. Metodologia: Revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa baseada no referencial teórico através da análise de conteúdo. Resultados: O cenário empresarial brasileiro nas últimas décadas tem se caracterizado como palco de transformações, reflexo do cenário mundial de economia globalizada, tecnologias arrojadas, exigindo cada vez mais a busca da qualidade, produtividade e satisfação do cliente. Conclusão: É importante conhecer sobre QVT, pois visa proteger o trabalhador e promover melhores condições de vida dentro e fora da instituição, e para que ela seja alcançada é necessário que o trabalhador receba uma compensação justa, com salário e jornada de trabalho adequada.

Palavras-chave: qualidade; vida; trabalhador

Abstract

Introduction: The success of a company depends on its employees and officials, so for a company to succeed it is necessary that this worry about the quality of life of its workers. Thus, a program of Quality of Life Labour must reach all levels, directing efforts to channel the energy available for human involvement. General Objective: Identify the importance of quality of life of the worker and the employer to the employee. Methods: Systematic review of literature with a qualitative approach based on the theoretical framework through content analysis. Results: The Brazilian business landscape in recent decades has been characterized as a stage of transformation, reflecting the global scenario of globalized economy, bold technologies, requiring increasingly the pursuit of quality, productivity and customer satisfaction. Conclusion: It is important to know about QWL, it aims to protect workers and promote better living conditions inside and outside the institution, and for it to be achieved it is necessary that the worker receives fair compensation with salary and workload appropriately.

Keywords: quality; life; worker

1 INTRODUÇÃO

Não é possível haver organizações estrategicamente vencedoras se não houver funcionários e colaboradores vencedores, e tão pouco organizações motivadas se não houver pessoas motivadas. A partir desta idéia, pode-se dizer que o sucesso de uma empresa depende de seus colaboradores e funcionários, assim para uma empresa obter sucesso é necessário que esta se preocupe com a Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), (BOSSARDI, et al., 2003).

Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores. Assim, um programa de QVT deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano, (MORETTI, 1997).

De acordo com Rodrigues (1994, p.76 apud MORETTI 1997), “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”.

Para Campos, et al. (1992 apud CONTE, 2003), um dos mais importantes conceitos dos programas de qualidade está na premissa de que somente se melhora o que se pode medir e, portanto, é preciso medir para melhorar. Assim, faz-se necessário avaliar de forma sistemática a satisfação dos profissionais da empresa, pois, nesse processo de autoconhecimento, as sondagens de opinião interna são uma importante ferramenta para detectar a percepção dos funcionários sobre os fatores intervenientes na qualidade de vida e na organização do trabalho. Questões como o posicionamento do funcionário em relação ao posto de trabalho ocupado, ao ambiente, às formas de organização do trabalho e à relação chefia/ subordinado são itens que não podem deixar de ser avaliados.

Para Moretti (1997) favorecer o desenvolvimento de um perfil humano condizente com os padrões do paradigma imergente consiste em construir os alicerces para uma organização inteligente e inovadora. Respeitar o trabalhador como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. Investimento em qualidade de vida significa investimento no progresso da sociedade e da economia global.

Para Silva e De Marchi (1997 apud VASCONCELOS, 2001), a adoção de programas de qualidade de vida e promoção da saúde proporcionariam ao individuo maior resistência ao estresse, maior estabilidade emocional, maior motivação, maior eficiência no trabalho, melhor auto-imagem e melhor relacionamento. Por outro lado, as empresas seriam beneficiadas com uma força de trabalho mais saudável, menor absenteísmo/rotatividade, menor número de acidentes, menor custo de saúde assistencial, maior produtividade, melhor imagem e, por último, um melhor ambiente de trabalho.

Com base nessas considerações, o presente estudo tem como pressuposto a qualidade de vida do trabalhador Como questão norteadora apresentou-se a seguinte pergunta de investigação: Qual a importância da qualidade de vida do trabalhador para o empregado e o empregador?

Estabelecido o pressuposto, assumiu-se como objetivo geral: Identificar categorias conceituais de qualidade de vida no trabalho através de uma revisão sistemática de literatura, a fim de abordar aspectos que possam contribuir com a relação empregado/empregador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com