TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO VIVÊNCIA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        4

JOGOS E DINAMICAS DE GRUPOS        6

ACIDENTE DE TRABALHO        8

PROGRAMA DE SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO        10

PPRA E PCMSO        12

LIDERANÇA E TIPOS DE LIDERANÇA        15

AUTORIDADE FORMAL        16

REFERÊNCIAS        16


INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo utilizar os conceitos das disciplinas vistas no semestre, aplicando os conhecimentos aprendidos em prática a teoria, ao estudo de gestão, vivência, saúde e qualidade de vida do trabalhador.

        O capital humano é o principal patrimônio das empresas, dessa forma, o gerenciamento das pessoas torna-se uma competência fundamental. É necessário substituir a velha mentalidade autocrática e impositiva por uma mentalidade mais aberta que proporcione um estilo de gestão democrático, participativo e incentivador capaz de transformar o capital intelectual em mais um agente de competitividade empresarial e de excelência organizacional.

        Vivemos numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. Práticas inadequadas no ambiente  de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico.

        Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

        Estamos tendo que constantemente se adaptar a todos os estímulos, comprometendo de alguma forma nosso aprendizado e saúde. Viver uma vida vibrante e feliz, na qual se utiliza o máximo que possui, com enorme prazer é um objetivo. É o que dá qualidade de vida.

        O fenômeno da qualidade de vida deve se entendido como o conjunto equilibrado de vários comportamentos e ações.

        

        

        

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

É cada vez maior o número de organizações e indivíduos que buscam o aprimoramento pessoal, profissional e institucional. O treinamento tem que ser encarado como um grande investimento, deve ser sob medida, atendendo necessidades.

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciasi de maior importãncia nos dias de hoje, pois o fim de toda a empresa é ter lucro. Para ter lucro uma empresa precisa de ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantindo assim uma penetração de mercado mais elevada. Para ter clientes satisfeitos com qualidade a empresa deve investir na prepração dos colaboradores através de treinamentos. Treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem, é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.

Os treinamentos podem ser técnicos, operacionais, de processos da empresa e de gestão de pessoas – citando os mais praticados nas corporações. Cada empresa deve formatar ou contratar treinamentos que estejam mais alinhados à sua cultura e valores. A diferença nas organizações são as pessoas.

O estilo de treinamento varia de acordo com o perfil da empresa. Empresas mais sólidas e tradicionais implementam treinamentos mais técnicos.

A área de treinamentos é estratégica, pois lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo.

O conceito de Treinamento é normalmente associado á superação de problemas de desempenho de funcionários, ou à prepração para novas funções específicas no trabalho. Desenvolvimento, por sua vez, é um processo mais abrangente e que se refere a um conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionados pela organização, que possibilitam o crescimento pessoal do funcionário.

Nas empresas, esses dois conceitos estão relacionados e que consistem em desenvolver estratégias de desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, do funcionário.

A evolução contínua dos indivíduos é fundamental para o crescimento e, por isso, é preciso investir em treinamento e desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores com programas e ferramentas específicos a cada realidade.

Entende-se que ao passo que o funcionário cresce e se desenvolve, o crescimento e desenvolvimento da empresa é consequência natural. Dessa forma tornou-se fundamental a preocupação com o treinamento e desenvolvimento de pessoal e assim passou-se a investir mais nas pessoas, para que estas deem retorno imediato à organização.

JOGOS E DINÂMICAS DE GRUPO

Para incrementar o cenário de desenvolvimento do indivíduo enquanto colaborador, as organizações usam algumas técnicas de jogos para capacitação de sua equipe.

Os jogos de empresas possibilitam que se realizem experiências e se aprendam com as consequências de nossas decisões e suas implicações no futuro e em partes diferentes de organização empresarial.

Além do aperfeiçoamento de habilidades técnicas, o jogo proporciona o aprimoramento das relações sociais entre aspessoas. As situações oferecidas modelam a realidade social e todos tem a oportunidade de vivenciar seu modelo comportamental. Os jogadores passam por um processo de comunicação intra e intergrupal, em que é exigido de todos usarem diversas habilidades, tais como: ouvir, entender e repassar informações, dar e receber feedback, discordar e respeitar outras opiniões, cooperar, rever opiniões e ser flexível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (322.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com