TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Modelo Calgary

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Trata-se de um relato de estudo de caso de uma família, realizado por meio de visitas domiciliárias utilizando como instrumento o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção na Família (MCAIF). A família é composta por duas pessoas, sendo uma portadora de hipertensão arterial sistêmica. A aplicação deste modelo permitiu realizar a análise familiar levantando os principais aspectos de sua estrutura, desenvolvimento e funcionamento.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 OBJETIVO..............................................................................................................06

3 MÉTODOS DE PESQUISA.....................................................................................07

4 RESULTADOS........................................................................................................08

4.1 CATEGORIA ESTRUTURAL...............................................................................08

4.2 GENOGRAMA.....................................................................................................08

4.3 ECOMAPA...........................................................................................................09

5 CATEGORIA DE DESENVOLVIMENTO................................................................10

6 CATEGORIA FUNCIONAL.....................................................................................11

7 FRAGILIDADES, FORTALEZAS E CONDUTAS ESTABELECIDAS...................12

8 ESCALA DE COELHO SAVASSI...........................................................................13

9 APGAR FAMILIAR.................................................................................................14

10 EVOLUÇÃO..........................................................................................................15

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................16

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

         A família é constituída por um grupo de pessoas que se relacionam entre si e são unidas por laços de consanguinidade, interesse ou apenas afetivos e que convivem em um contexto histórico, cultural, físico e político, permitindo uma identidade própria. Permeada por crenças, valores e costumes que foram construídos e transmitidos por gerações, a família forma a personalidade dos seus membros e guia os cuidados e as ações para a promoção e recuperação da saúde e a prevenção de agravos (CECILIO; SANTOS; MARCON, 2014).

Uma das causas que constitui maior demanda para o cuidado familiar no processo saúde-doença são as doenças crônicas, que possuem fatores de risco em comum e demandam uma assistência e atenção continuada, estando muitas vezes relacionadas ao envelhecimento. Por este motivo, a condição crônica, quando afeta um membro da família, costuma tornar-se motivo de sobrecarga, uma vez que necessita desde cuidados diários até as hospitalizações recorrentes e prolongadas, além de ser um agente estressor para o próprio doente e para o relacionamento social do sistema familiar. Sendo assim, percebe-se que as alterações emocionais e sociais decorrentes desse processo em uma família, requerem cuidados constantes e adaptações à nova situação (CECILIO; SANTOS; MARCON, 2014).

Nesse sentido, optamos por utilizar o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção na Família (MCAIF) que possibilita uma visão ampliada do sistema familiar, o que inclui suas relações internas e externas, fortalezas e fragilidades. A utilização deste modelo permite ao enfermeiro conhecer a família em seu contexto e identificar suas necessidades, bem como alternativas de cuidado específicas a sua condição (CECILIO; SANTOS; MARCON, 2014).

Para tal modelo, a família é considerada a partir da existência de um compromisso de relacionamento em longo prazo, em que as pessoas se organizam em relações mútuas e, portanto, as diferentes conformações de família devem ser compreendidas na atenção à saúde da população (MACHADO et al, 2005)

2 OBJETIVO

O presente estudo teve como objetivo avaliar uma família, segundo o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar e propor intervenções de acordo com as necessidades identificadas.

3 MÉTODOS DE PESQUISA

A família incluída nesse estudo foi avaliada, utilizando como base o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar (MCAIF), a avaliação ocorreu através das visitas domiciliares durante o período de estágio na Unidade básica de saúde- Iporã no município de Araçatuba-SP, nos dias 28/10 e 10/11, onde foi possível coletar dados, analisar estrutura familiar e identificar as principais necessidades da mesma.

A seleção da família incluída nesse estudo foi baseada na necessidade de avaliação do estado de saúde de um dos membros da família - que há pouco mais de 4 anos foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica, o mesmo faz uso do medicamento correto, porém é etilista e tabagista, o que dificulta no controle da pressão arterial.

O Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar (MCAIF) consiste em três subcategorias: estrutural, de desenvolvimento e funcional. Para avaliação estrutural, dois instrumentos são utilizados para delinear as estruturas internas e externas da família, o genograma e o Ecomapa, esses foram desenvolvidos como dispositivos de avaliação, planejamento e intervenções familiares.

A categoria de desenvolvimento consiste em avaliar o ciclo vital da família, as mudanças que a família identifica com a chegada da doença e as mudanças ocorridas nos relacionamentos, utilizando como instrumento de avaliação o diagrama de vínculos.

A categoria funcional subdivide-se em instrumental e expressiva. A instrumental aborda as atividades rotineiras da vida diária, como a alimentação, sono e repouso, cuidados de higiene com o domicílio e pessoal. E a expressiva refere-se aos aspectos da comunicação verbal e não-verbal entre os membros da família, desavenças e soluções de problemas, padrões de comportamento dos membros da família, atitudes, valores e pressupostos adotados pela família, suas orientações, equilíbrio e intensidade do relacionamento (MACHADO et al, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com