TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da Assistência - Evolução deEenfermagem

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA

NÚCLEO DE ENFERMAGEM

[pic 3]

ENFERMAGEM CIRURGICA

ESTUDO DE CASO

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO[pic 4]

2016[pic 5]

[pic 6]DISCENTE:  Fabiana Bezerra Da Silva

Objetivo:

O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de enfermagem e cuidados prestados a paciente, bem como as características de sua patologia e os diagnósticos de enfermagem, no período de estágio curricular no Hospital das Clinica (HC) localizado na cidade do Recife. Com finalidade de acrescentar conhecimento e promover uma discussão a cerca dos processos de enfermagem na clinica cirúrgica.

Trajetória Metodológica

  • Caráter do Estudo:  descritivo-exploratório
  • Realizado no Hospital das Clinicas , no Município do Recife, no período de 04 a 22 de abril.
  • Bases para o Estudo: Revisão de literatura da patologia com busca em artigos e livros científicos, elaboração de histórico de Enfermagem, realização de uma relação entre os resultados dos exames realizados e a situação de saúde, fazendo um elo com o quadro apresentado pelo paciente.
  • Fontes de dados: coletados no prontuário, além da realização do exame físico diário e revisão literária.

SUMÁRIO

 

Objetivo

Introdução 

Coleta de dados

Diagnóstico de Enfermagem

Planejamento da assistência

Evolução de enfermagem

Conclusão

 História da doença atual

Introdução

     O processo cirúrgico é feito ao paciente para que possa trazer-lhe uma melhor qualidade de vida existe algumas finalidades na qual o individuo se submeta a um processo cirúrgico, essas cirurgias podem ser classificada em: cirurgia eletiva são as cirurgias que podem ser programada; as de urgência deve ser realizada em até 24 a 48 horas  e de emergência são as imediatas; as curativas que tem como finalidade corrigir a causa da doença podendo haver a retirada de órgãos por exemplo; as paliativas que busca trazer um conforto ao paciente não eliminando a causa funciona como uma alternativa; as cirurgias diagnósticas procura o esclarecimento da doença, neste caso podemos citar a laparotima exploradora; cirurgias reparadoras que tem o objetivo de uma reconstrução de alguma parte do corpo; as plásticas com fins estéticos. Também      classificadas quanto ao porte que pode ser; grande, médio, pequeno avaliasse o tempo de duração verificasse o seu potencial de contaminação; podendo ser uma cirurgia: limpa ou contaminada, e apresentando o tempo cirúrgico, esse tempo é constituído por diurese, hemostasia, exérese e síntese importante para que ocorra uma cirurgia de sucesso.

Laparotomia exploradora + reconstrução de trânsito

    A laparotomia exploradora é considerada uma cirurgia de diagnostica, podendo  também ser classificada como urgente ou emergente, como intuito de descobrir a causa de alguma doença, ou de algo que esteja comprometendo o funcionamento fisiológico de algum órgão dessa regiã, com a abertura do abdômen, e a visualização de todos os órgãos da cavidade procura-se Hemorragia - Peritonite - Ruptura de diafragma - Pneumoperitônio - Ruptura de bexiga - Empalamento  abdominal, entre outros.

A reconstrução de transito/ anastomose é uma cirurgia reconstrutiva, ajudara o individuo a ter uma maior qualidade de vida. São realizadas suturas entre dois segmentos intestinais reconstruindo assim o trânsito  intestinal, são feitas nos casos após a uma ressecção  por exemplo, enterectomias, colectomias, gastrectomias. Para que seja uma cirurgia bem sucedida é fundamental observar: Vascularização (irrigação sanguínea) em boas condições na linha de sutura, não pode estar isquêmica não haja tensão na linha de sutura, boas condições sistêmicas do paciente (não estar em choque hipovolêmico, anêmico ou desnutrido). Outros requisitos importantes:  Hemostasia no local da sutura,  remover tecidos desvitalizados, coagulação adequada de todas as camadas da parede intestinal, não haja nenhuma compressão ou obstrução a montante da anastomose.

No pré operatório é importante o paciente fazer alguns exames, aumentado assim a chances de uma cirurgia segura. É imprescindível a realização de exames seja os de rotina, como de sangue ou os mais específicos como os raio x e ultrassonografia, eletrocardiograma. Esses exames além de ser fundamental para o diagnostico fisiopatológico, será onde o cirurgião determinara a incisão, como também valido para o prognostico.

História da doença atual (estudo de caso, paciente P.M.S.)

     Paciente foi submetida a laparotima exploradora e reconstrução de transito devido há  uma colostomia mais fistula mucosa; que é uma exteriorização no abdome de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes. A colostomia é utilizada quando o paciente apresenta qualquer problema que o impede de evacuar normalmente pelo ânus. As fezes saem pelo estoma  e são coletadas em uma bolsa plástica adaptada à pele.

     No período intra operatório foi achado, presença moderada quantidades de aderência e com ausência de anormalidades em alça do delgados  as condutas anteriores foram;

  • Posicionar a paciente em  decúbito dorsal , anestesia geral e peridural
  • Assepsia e antissepsia
  • Incisão periostomia circulares + dissecção até apneurose + fechamento de colostomia
  • Incisão mediana supra e infra umbilical mais abertura por planos

Intervenção:

  • Realização da anastomose  dos cotos.

Dados de identificação

  • P.M.S
  • Paciente sexo feminino
  • 30 anos
  • Admitida no P.O 13-04-2016
  • Cirurgia de reconstrução

Paciente com histórico de cisto no pâncreas, com cirurgias anteriores, para a retirada do cisto, cirurgia de colostomia, e atualmente a de laparatomia exploratória e reconstrução de trânsito.

Exame físico 

Paciente em estado geral regular, consciente e orientada no tempo e no espaço. Acianótica, afebril ao toque. Sem linfonodomegalias palpáveis. Eupneica, eulálica, deambulante, hipocorada e normohidratada. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Ao exame inicial abdome globoso, com incisão cirúrgica na região umbilical,.......................queixasse de dor no abdome, náuseas e vômitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (442.8 Kb)   docx (496.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com