TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  11.835 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA DE TRABALHO E PRODUÇÃO DO PARÁ

COLÉGIO INTEGRADO FRANCISCO DA SILVA NUNES

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

MARIA ELIANE

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Belém/PA

2017

MARIA ELIANE

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Relatório de Estágio supervisionado, apresentado      ao Curso Técnico em Enfermagem da EETEPA Prof. Francisco da Silva Nunes, como requisito parcial para a obtenção do diploma de Técnico em Enfermagem.

                     Professor (a) Orientador (a):

Belém/PA

2017

Sumário

RESUMO4

INTRODUÇÃO5

DESENVOLVIMENTO9

CONSIDERAÇÕES FINAIS11

ANEXOS12

GLOSSÁRIO23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS24



RESUMO:

 Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o Curso Técnico em Enfermagem, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio supervisionado.

Será explanado de forma clara e direta o processo de vivência e rotina nos seguintes locais: posto de saúde do Guamá clinica cirúrgica, obstétrica, pediátrica e médica. Também os desafios que os profissionais de saúde enfrentam no seu cotidiano e nas atividades realizadas.

INTRODUÇÃO:        

No decorrer do estágio, o contato direto com a realidade da área da enfermagem foi essencial para correlacionar a teoria com a prática; além do diálogo com profissionais mais experientes tendo a visão real das responsabilidades, dificuldades, limitações etc., do profissional de saúde dentro da estrutura organizacional.

 O estágio supervisionado foi realizado nas seguintes unidades: Santa Casa de Misericórdia, Posto de Saúde do Guamá, Hospital Gaspar Viana. Cada estágio teve a duração de 150h de acordo com a lei 6494/77 e foi realizado nas seguintes áreas: Clínica obstétrica (Santa Casa do dia 05/09/16 à 19/09/16), Clínica cirúrgica (Santa Casa 04/10/16 à 18/10/16), Clínica psiquiátrica (Santa Casa 20/02/17 à 03/02/17), posto de saúde Guamá (20/02/17 à 03/02/17), Clínica médica (03/04/17 à 14/04/17), Clínica pediátrica (15/05/17 à 26/05/17).

          O estágio define-se com o eixo central para a formação de bons técnicos em enfermagem.

            APRESENTAÇÃO DOS CONCEDENTES

Hospital Santa Casa de Misericórdia:

         

O hospital Santa Casa de Misericórdia foi fundado dia 24 de fevereiro 1650 por desconhecido. No ano de 2013, foi inaugurada a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, que conta com estrutura moderna para atender com segurança e qualidade seus pacientes. Referência no atendimento de gravidez de alto risco no Estado, o hospital contabiliza uma média de dez mil partos anuais, apoiada por equipes multiprofissionais, dispondo de 511 leitos. O complexo Santa Casa é dividido em dois hospitais – Centenário e Nova Santa Casa – e possui 407 leitos habilitados. Outra grande conquista a ser celebrada este ano é a aquisição do Tomógrafo de Bioimpedância, que utiliza técnica não invasiva e não lesiva de imageamento para pacientes da Terapia Intensiva, que trará melhora significativa no serviço prestado aos pacientes.

O hospital, que é referência materno-infantil de média e alta complexidade, conta com uma equipe multiprofissional, atuando em várias especialidades. A Santa Casa do Pará possui os programas: Banco de Leite Humano, um dos maiores do país e padrão ouro, que em 2017 completa 30 anos; Método Canguru, programa de atendimento a recém-nascidos de baixo peso; Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), com atendimento no hospital e amparo no Espaço Acolher, localizado na rua Diogo Móia, Umarizal; e Pro Paz, programa de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes vitimizados pela violência sexual. Além disso, possui foco em ensino e pesquisa, onde são formados mestres e especialistas médicos e multiprofissionais. Em parceria com instituições de ensino superior. É campo de pesquisa para alunos de faculdades de todo o Estado.

         A FSCMP tem como missão- prestar assistência à saúde da Mulher e da Criança, de forma humanizada e com qualidade, atuando como hospital geral e de ensino e pesquisa, articulada com as políticas públicas; Visão- Ser um hospital de excelência para o ensino e assistência de média e alta complexidade na saúde da mulher e da criança; e seus valores organizacionais - Democratização, Respeito, Ética, Transparência, Responsabilidade, Valorização do ser humano e humanização.

Hospital Gaspar Vianna:

A fundação publica estadual hospital das clinicas Gaspar Vianna (FHCGV). É uma instituição do governo do para vinculada a câmara setorial de politicas sociais. Concluído em 2001, o hospital passou de 11.000 metros quadrados para mais de 22.000 metros quadrados de área construída, tornando- se um dos completos do Brasil. Hoje é referencia estadual em psiquiatria, cardiologia e nefrologia com excelência e humanismo. Ele tem como missão garantir o atendimento ambulatório e hospitalar de media e alta complexidade. E apoiar o ensino e pesquisa da área de saúde.

Projeto arquitetônico teve inicio em 1982, mas a primeira fase da construção só começou em 1985, com recursos do ministério de saúde. Anteriormente a área escolhida para a construção do hospital era ocupada pelo centro comunitário brigadeiro Eduardo Gomes localizado na Trav. Alferes costa.

O hospital foi batizado com o nome de hospital das clinicas Gaspar Vianna em homenagem ao grande medico e cientista paraense. Em 1987 foram inaugurados a clinica psiquiátrica, o bloco de acesso e serviços externos, parte do estacionamento e o bloco de serviços gerais, mas só em 1989 os leitos foram disponibilizados para a população. Em 1991 foi inaugurado o ambulatório de especialidades e parte da administração. Em 1998, com recursos do projeto REFORSUS, do ministério da saúde e banco mundial, em parceria com governo do Pará, para a conclusão, reforma e ampliação dos serviços do hospital. A obra física foi concluída em setembro de 2000, mas a inauguração oficial foi no dia primeiro de abril de 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (764.9 Kb)   docx (656.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com