TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme ''E a vida continua''

Por:   •  9/8/2017  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  4.127 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica

O filme “E a vida continua” (em inglês:”and the band played on”) de 1993 do diretor Roger Spottiswoode, trata do âmbito de aparecimento da AIDS, mostrando todas as dificuldades durante o processo de identificação e descoberta dessa nova doença. Inicialmente os doentes apresentavam Pneumonia por pneumocystis, e em segundo plano outras doenças incomuns em pacientes de determinado grupo de risco (homens gays), por conta que a AIDS destrói as células (linfócitos T) do sistema imunológico dos indivíduos, deixando o organismo propenso à instalação de doenças. Nos encontros de equipe multiprofissional do CDC (centro de controle de doenças), muitas hipóteses são levantadas, mas após análises eles relacionam ao aumento da taxa de mortalidade para 100%, supondo que ela seja causada por um agente infeccioso (viral) de transmissão sexual e a partir daí se aprofundam no caso. É notável identificar casos autóctones, acometidos agravamento por transfusões de sangue, e um possível caso alóctone. Quando surge os primeiros casos da doença em recém-nascidos, heterossexuais e hemofílicos, os cientistas observam outra vertente para a transmissão da síndrome da imunoficiência adquirida, o sangue, o que além de derrubar o paradigma de uma doença exclusiva para homossexuais, também permitiu iniciar discussões para as primeiras intervenções: O fechamento das saunas e o uso de testes de hepatite B.

A proporção de falecimento atinge picos altíssimos, a população passam a conviver com a ameaça da doença, mas nenhum tratamento é apresentado, o Dr. Don Franci se distancia do CDC e inicia trabalhos visando uma vacina como solução e nenhum novo investimento é feito, enfrentam os mesmos percalços que apresentava durante todo o processo de investigação cientifica, encontraram dificuldade financeira para aprofundar e continuar a pesquisa por o grupo de risco inicialmente ser de homens gays,marginalizados pela sociedade.

Método científico

É notório ao decorrer no filme, que, foi utilizado como forma de investigação cientifica etapas como: a observação, formulação de uma hipótese, experimentos, interpretação dos resultados e conclusão.

Crítica

Vale ressaltar o âmbito político da época de identificação e descoberta da AIDS, onde interesses políticos são postos em primeiro plano deixando e negligenciando a saúde pública da população ameaçada, há também, omissão por parte dos bancos de sangue que sabiam a contaminação que ocorrera ,interesses pessoais para consagrasse como o autor da descoberta sem levar em conta o trabalho em equipe. O filme é instigante e valido para a compreensão das etapas a qual uma investigação cientifica passa, curiosidade, dificuldade, anseio por respostas imediatas,tentativas,erros,questionametos(o que pensamos, o que sabemos e o que podemos provar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com