TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Artigo: A comunicação na enfermagem como estratégia de liderança na assistência

Por:   •  4/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

A comunicação na enfermagem como estratégia de liderança na assistência

Trabalho apresentado para Acreditação na Graduação em Enfermagem da Faculdade Piaget de Silves em Portugal.

 

Autores: Sonia Gonçalves, Gracielle Souza, Emilia Pallares, Dayana Santos, Larissa Ciceri

Introdução

  • A busca por profissionais cada vez mais qualificados que apresentem boas habilidades de comunicação, sendo a comunicação a essência da liderança nos diversos contextos de trabalho;

  • A importância da comunicação como fator primordial na estratégia de liderança profissional e na formação de um profissional Líder;

  • A comunicação como ferramenta e precursora da liderança, ao qual se traduz a confiança e a credibilidade da equipa para com o enfermeiro na atuação da prática profissional e assistência ao cliente.

  • A comunicação como instrumento de aproximação entre pessoas, para uma excelência nas relações interpessoais, conciliando os objetivos da equipa aos da instituição, objetivando o aperfeiçoamento da assistência prestada;

Objetivo 

Descrever a importância da comunicação como uma ferramenta indispensável para a prática profissional do Enfermeiro.

Revisão de literatura

  • Cada vez mais se torna evidente a exigência das instituições por profissionais com capacidades de liderança, ao qual tenham a capacidade de infuenciar e motivar sua equipa a um maior comprometimento com a visão, missão, objetivos e valores institucionais da empresa.

  • Um líder com boa capacidade de comunicação pode influenciar todos os componentes de um grupo, a fim de buscar e alcançar objetivos e resultados.

  • A comunicação se dá através de um processo de troca e compreensão de mensagens enviadas e recebidas, a partir de pensamentos e propósitos as pessoas se percebem, compartilhando ideias.

  • A enfermagem é a profissão, dentro do contexto hospitalar, ao qual tem o maior número de funcionário para gerir e aperfeiçoar o trabalho de cuidar, pelo estabelecimento de vínculos e conhecimento do outro, através da construção das relações, tendo o potencial de intervir nos resultados em termos de ganhos em saúde.

Resultados e discussão

Descrição e análise de dados

  • A enfermagem é uma profissão com diversas responsabilidades no cenário social, os enfermeiros devem possuir qualidades para desempenhar essa função.  

  • A comunicação é um instrumento fundamental, pois o papel do enfermeiro não se delimita somente em procedimentos técnicos, mas em ações assistenciais, que requerem, entre outras coisas, desenvolver a habilidade em comunicar-se.

  •  A comunicação é um dos elementos primordiais no processo de liderança exercida no dia a dia do enfermeiro.

  • É através da comunicação verbal ou não-verbal que o enfermeiro líder sugestiona nas suas ações para atingir objetivos em comum.

Descrição e análise de dados

  •  A liderança tem papel essencial na vida do profissional de enfermagem, pois estabelecer uma comunicação clara com a sua equipe, tornar-se capaz de solucionar conflitos e ter iniciativa na tomada de decisões são aptidões que asseguram um desempenho satisfatório na arte do cuidar.

  • O enfermeiro líder percebe que ocorreu falha na comunicação com o liderado, deve-se utilizar o ciclo de regressão.

  •  A comunicação é uma habilidade imprescindível na construção de um enfermeiro líder, uma vez que ela integra o processo de desenvolvimento das relações interpessoais.

Conclusão

Santos “A comunicação é essencial para o exercício da influência, para a coordenação das atividades em grupo e para a efetivação do processo de liderança”.

 

Tannenbaum apud Corniani “Liderança é o exercício da influência interpessoal numa situação via processo comunicativo para que seja atingida meta determinada”.

        O trabalho foi realizado para responder qual a importância da comunicação na enfermagem para a formação de um profissional líder, assim sendo revela as habilidades que devem estar presentes em um enfermeiro líder que são: conhecimento, responsabilidade, bom senso, autoconhecimento e comunicação.

        Como a enfermagem é uma profissão assistencial, com contato direto com o utente, torna-se um elo para todos na equipa, traz a comunicação como núcleo da liderança sendo de primordial importância ao líder.

        Enfim, para expor suas idéias, opiniões, emoções e alcançar seus objetivos, o enfermeiro precisa interagir com os outros e isso ele faz através da comunicação.

        Comunicar-se claramente, solucionar conflitos, tomar decisões são atributos para um melhor desempenho na arte do cuidar.

        Uma boa comunicação significa boa qualidade na assistência pois a habilidade na comunicação vai melhorar a compreensão da mensagem e efetivo processo de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com