TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos alimentares

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.483 Palavras (22 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 22

ANA CRISTINA DE LIMA BAY
ELIANA MARIA DA SILVA VENANCIO
MARISTELA MONTEIRO MARIANO

 O ENFERMEIRO FRENTE AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCENCIA: ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA

Projeto de pesquisa apresentado a FATERN, para obtenção da nota da disciplina de Elaboração do Projeto de Pesquisa, ministrado pela professora Renata Silva Santos, do Curso de Graduação em Enfermagem, para fins avaliativos da unidade I e II.

ORIENTADOR (A): MS. MARIA NEYRIAN DE FATIMA FERNANDES

Natal/RN

2012.1

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo buscar uma análise em torno das problemáticas pertinentes aos cuidados de enfermagem ao adolescente com transtornos alimentares. Ocorre que na modernidade inúmeros problemas inclinam esse adolescente a desenvolver essa forma errônea de adaptação na sociedade que está inserido e que exige padrões de beleza desconcertantes. Assim, em decorrência dessa problemática, surge o questionamento acerca da atuação do enfermeiro frente à vulnerabilidade do adolescente para desenvolver os transtornos psíquicos. O enfermeiro deve manter um link com o adolescente que acompanha e se manter atento a qualquer distúrbio decorrente na adolescência a fim de evitar um maior desequilíbrio nessa fase tão cheia de questionamentos e de confusões.

Palavras-chave: Transtornos alimentares; Adolescente; Adolescência; Enfermagem

ABSTRACT



This work aims to seek a review of the issues surrounding appropriate nursing care to adolescents with eating disorders. It happens that many problems in modern lean this teenager to develop this erroneous form of adaptation that is embedded in society and that requires staggering beauty standards. So due to this problem, the question arises about the role of the nurse in the vulnerability of adolescents to develop psychological disorders. The nurse must maintain a link with the teenager who comes and keep alert to any disorder arising in adolescence to avoid a greater imbalance at this stage so full of questions and confusion.


Keywords: Eating Disorders, Adolescent, Adolescents, Nursing

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVOS        

1.1.1 Objetivo geral:        

1.1.2 Objetivos específicos:        

1.2 JUSTIFICATIVA        

2        REFERENCIAL TEORICO        

2.1        TRANSFORMAÇÕES BIOLÓGICAS NA ADOLESCÊNCIA        

2.2        TRANSFORMAÇÕES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS NA ADOLESCÊNCIA        

2.3        TRANSTORNOS ALIMENTARES        

2.4        ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES        

3        METODOLOGIA        

4 _        CRONOGRAMA        

5        ORÇAMENTO        

REFERENCIAS        


1        INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase de transformações físicas, psicológicas e sociais intensas, sendo assim, um período que pode ser susceptível ao desenvolvimento de várias inseguranças que podem desencadear equívocos e incertezas neste adolescente (SADOCK; SADOCK, 2007).

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), essa etapa considerada cheia de mudanças é definida no período entre os 10 aos 19 anos de idade, o que difere da definição do Ministério da Saúde que compreende a faixa etária que vai dos 12 aos 18 anos, consistindo a mesma faixa estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990).

Por ser um período caracterizado por mudanças, os adolescentes tem a susceptibilidade de desenvolver sofrimento psíquico e transtornos mentais. Para Crivelatti, Durman e Hofstatter (2006), adolescentes ao se encontrarem numa sociedade cheia de conflitos e de paradigmas são levados a manter oscilações no humor, mudanças de comportamento, mudanças de ideais sentimentais, podendo desenvolver quadros depressivos, confusão mental, solidão, incompreensão, atitudes de rebeldia e principalmente quadros de insatisfação corporal.

Tais mudanças podem deixar o adolescente vulnerável à instabilidade mental, com base nestas mudanças características, Abramovitch e Moreira (2008), afirmam que pode acontecer alguns transtornos peculiares desta fase, tais como o transtorno de humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno psicótico (esquizofrenia), transtorno neurótico (TOC - transtorno obsessivo compulsivo), transtorno de ansiedade (síndrome do pânico), distúrbios alimentares (Bulimia e anorexia nervosa), transtorno de Conduta e Déficit de atenção (hiperatividade).

 Quanto aos transtornos, Straub (2007) relata que os alimentares são os mais comuns na atualidade, sendo influenciados diretamente por fatores biológicos, baseando-se nas anormalidades do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal. Esses transtornos alimentares são influenciados por fatores psicológicos com base em ambientes sociais semi-fechados e competitivos de algumas famílias, e principalmente por fatores socioculturais, onde entram a imagem corporal e a mídia representando sempre um padrão a ser seguido.

O enfermeiro, por sua vez, sobretudo na atenção básica, tem a oportunidade de conviver com diversos adolescentes e entendê-los dentro do seu contexto social, familiar e cultural, tendo a oportunidade de conhecer com profundidade os primeiros sinais e sintomas de transtornos psiquiátricos iniciais e indicar o melhor método de prevenção ou tratamento.

Concordando com Brunner e Suddarth (2009), uma das maiores metas da enfermagem é atender às necessidades de educação para a saúde da população com ênfase no papel de orientador se tornando um componente essencial do cuidado de enfermagem, e direcionado para a promoção, manutenção e restauração da saúde, prevenção da doença e assistência às pessoas para lidar com os efeitos residuais da doença. A meta da educação em saúde é ensinar às pessoas a viverem a vida de forma saudável, lutando para adquirir a excelência em saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com