TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Orgânica

Por:   •  8/12/2021  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

GQO - Química Orgânica II Experimental; Química Orgânica VI Experimental; Química Orgânica XII Experimental

2o período de 2021 - Turma: FD

Nome do aluno(a): Matheus Azevedo Cunha

Resenha número: 3a

1- Assunto: Síntese da p-nitroanilina

2- Texto da resenha (comentários, discussão...):

A p-nitroanilina é obtida a partir da p-nitroacetanilida através de uma reação química. A p-nitroacetanilida é despejada em béquer e após isso é adicionado ácido acético glacial com o intuito de dissolver o sólido. Após isso é adicionado ácido sulfúrico 98% a essa solução lentamente sob mistura formando uma reação exotérmica. Então é adicionado uma solução de ácido sulfúrico + ácido nítrico previamente preparada sob a solução de forma lenta e constante, durante essa etapa a temperatura não pode ultrapassar 10 graus celsius pois caso ultrapassar pode produzir um produto não desejado por outra via de síntese (gerar o produto orto), para isso, o béquer é previamente colocado sob gelo com o intuito de controlar essa temperatura. Então o béquer é retirado do gelo e colocado sob a bancada por 30 minutos. Após isso, é adicionado gelo picado com o intuito de garantir a precipitação e então a solução é filtrada. Então, a p-nitroacetanilida é disposta em um balão onde é adicionado ácido sulfúrico e aquecido em banho maria. Essa solução é aquecida durante um tempo e depois colocada em um erlenmeyer contendo água e gelo picado com o intuito de obter a precipitação. A p-nitroanilina irá precipitar com a adição a adição de hidróxido de sódio (meio alcalino) , e posteriormente essa solução será filtrada em funil de buchner. Então o produto é recristalizado em água destilado para posteriormente ser seco e obter a p-nitro-anilina.

3- Bibliografia (Normas da ABNT):

VIBZZ LAB. P-Nitroaniline : Organic synthesis. [S. l.], 15 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o3h6TpFA1CE. Acesso em: 23 nov. 2021.

UFOP. SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. [S. l.],. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/taniamelo/files/sintese_de_compostos_organicos_-_sintese_i.pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (285.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com