TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cintilografia Renal Dinâmica e Suas Aplicações do 99mTc-MAG3 e 99mTc-DTPA

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Cintilografiarenal dinâmica e suas aplicações do 99mTc-MAG3 e 99mTc-DTPA

Leonardo Ferreira Miranda[1]

Introdução

A cintilografia renal é um exame de imagem, utilizando radiofármacos, que avalia a função e a forma dos rins, sendo indicada para identificar patologias infecciosas, detecção de cicatrizes, filtração glomerular, entre outras. O estudo dos rins pode ser realizado através da cintilografia renal estática que permite quantificar a função renal e a dinâmica que avalia principalmente a filtração glomerular. A cintilografia renal dinâmica é o exame diagnostico de imagem não invasivo de escolha para caracterizar a presença e severidade de uma obstrução do trato renal. Também é optada para avaliar os resultados funcionais e urodinâmicos após cirurgias corretivas de dilatação do sistema coletor. (1,8)

A obstrução do trato urinário é um problema comum que produz mudanças no funcionamento e na forma do mesmo. Se não tratado a obstrução pode evoluir para outras patologias, como a uropatia obstrutiva (obstrução ao fluxo), nefropatia obstrutiva (disfunção renal resultante de uropatia obstrutiva passada ou presente) e a hidronefrose (dilatação anatômica do sistema coletor renal). (2,6)

Dados laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coletados entre os anos de 2014 e 2015, indica que Doenças Renais Crônicas (DRC) atingem grande parte da população, sendo mulheres com maior número de casos. A cintilografia renal dinâmica pode ser útil no intuito de identificar uma alteração renal e dessa forma tratar a DRC e livrar de futuros problemas. (3,7)

Vários radiofármacos podem ser usados em cintilografias renais dinâmicas, entre eles, 99mTc-MAG3 e 99mTc-DTPA, porém o DTPA-Tc99m é o mais utilizado dentre todos os radiofármacos, por ser de fácil acesso, produção e barato, ele é eliminado quase que exclusivamente por filtração glomerular, de grande importância para avaliação da taxa de filtração glomerular e das vias excretoras. (4)

Pacientes com certo grau de imaturidade funcional do rim, mais comum em crianças ou com grande insuficiência renal é optado o uso do MAG3-Tc99m, pois apresenta maior ligação a proteínas plasmáticas, menor volume de distribuição e menor afinidade pelo sistema tubular. A razão órgão-alvo/radiação de fundo é duas vezes maior em relação ao DTPA-Tc99m, sendo mais eficiente em pacientes com menor função renal. (5)

 Por fim a escolha entre 99mTc-MAG3 e 99mTc-DTPA é essencial conforme o caso clínico do paciente, o 99mTc-DTPA injetado no paciente com um histórico de insuficiência renal grave, a imagem adquirida não vai ter a qualidade necessária para o médico avaliador. Sendo o 99mTc-MAG3 seria o mais ideal nesse caso, além do mais, permitindo a visualização de ureteres e agindo mais rapidamente quando injetado no paciente. Por isso, sendo um paciente fazendo um exame de rotina ou por pedido médico, mas sem historio de DRC o 99mTc-DTPA melhor se encaixa.

  1. Objetivos

Comparar os radiofármacos MAG3-99mTc e DTPA-99mTc utilizados na cintilografia renal.

  1. Método

  2.1 Tipo de estudo

         Trata-se de uma revisão narrativa de literatura de publicações em periódicos

  2.2 Operacionalização de coleta de dados

         Será realizada uma busca bibliográfica por meio das fontes de busca constituídas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Health Information from the National Library of Medicine (Medline), Web of Science, Scopus e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), publicados no período de 2010 a 2020.

         Os descritores utilizados serão: MAG3, DTPA, Cintilografia. Salienta-se que os descritores supracitados encontram-se nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

         A coleta dos dados acontecerá no decorrer do mês de março de 2021.

         Depois de identificados os artigos, estes serão analisados e os que atenderem aos objetivos do estudo, estiverem no idioma português e inglês e tiverem sido publicados nos últimos 10 anos, serão incluídos no roteiro para registro.

   2.3 Tratamento dos dados e apresentação dos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com