TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM CENÁRIOS PRÁTICOS DE FARMÁCIA NO SUS

Por:   •  2/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] 

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA

AFRO-BRASILEIRA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM CENÁRIOS PRÁTICOS DE FARMÁCIA NO SUS I

PROFESSOR DR. JEFERSO FALCAO DO AMARAL

 

 

 

MARIA EMELLY DO NASCIMENTO LIMA

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA AO HSM – PROFESSOR FROTA PINTO

 

 

 

 

 

 

 

REDENÇÃO 2022

  1. INTRODUÇÃO

                       A farmácia hospitalar é datada da época dos gregos, romanos, árabes, e na idade media a medicina e a farmácia se desenvolviam de forma paralela sob a responsabilidade dos religiosos, nas boticas e nos hortos de plantas medicinais. (BRASIL,1994).

                     Define-se de acordo com a portaria n°4.283 de 30 de dezembro de 2010, a farmácia hospitalar é uma unidade clinico-assistencial, e técnica e administrativa, onde se processam as atividades relacionadas a assistência farmacêutica dirigida exclusivamente por farmacêutico, que compõe a estrutura organizacional do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. (BRASIL,2010).

                     Ainda de acordo com a portaria n°4.283 de 30 de dezembro de 2010, tem-se como os objetivos da gestão em farmácia hospitalar:

garantir o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde; assegurar o desenvolvimento de práticas clínico-assistenciais que permitam monitorar a utilização de medicamentos e outras tecnologias em saúde; otimizar a relação entre custo, benefício e risco das tecnologias e processos assistenciais; desenvolver ações de assistência farmacêutica, articuladas e sincronizadas com as diretrizes institucionais; e participar ativamente do aperfeiçoamento contínuo das práticas da equipe de saúde;(BRASIL,2010).

                 Os farmacêuticos hospitalares deverão buscar continuamente melhorias nas condições técnicas e de trabalho, de forma a alcançar, além dos parâmetros recomendados como “padrões mínimos”, processos mais refinados e um ambiente mais seguro para o paciente. (BRASIL, 2019).

                O farmacêutico hospitalar é o profissional responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos e uso racional dos medicamentos, promovendo o ensino e a pesquisa, além de propiciar um vasto campo de aprimoramento profissional. (BRASIL,2019).

                     

  1. OBJETIVO 

       2.1 Objetivo geral

               Conhecer a atuação do farmacêutico hospitalar no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto.

       2.2 Objetivos específicos

  • Conhecer como funciona a farmácia hospitalar.        
  • Conhecer os desafios vivenciados na farmácia clínica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. OBSERVAÇÕES SOBRE A VISITA TÉCNICA 

                   A visita iniciou se com a farmacêutica responsável nos contando sobre o funcionamento do hospital. Sendo então o único hospital de saúde mental porta aberta, ou seja, não importa a hora que se chegue, ou quem chegue no hospital, este paciente será atendido.  Consolidando-se também como hospital referencia do estado do Ceará.

                  Já foi recebido neste hospital inclusive pacientes, de outros estados e países, para ser feita avaliação e atendimento desses pacientes. Além disso o hospital também atende pacientes de rua, onde muitos deles por não terem para onde voltarem acabam virando moradores do hospital.

                 Os pacientes psiquiátricos necessitam além da farmacoterapia, cuidados mais amplos, então o trabalho realizado no HSM é multiprofissional, então passam por psiquiatras, psicólogos, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e através de muita luta também a farmacêutica também conseguiu implantar a clínica farmacêutica no hospital.

                 É citado como um desafio pra farmácia estar inserido na equipe multiprofissional tanto em relação dos médicos, como também do próprio profissional que precisa se colocar a vista de todos. A visita segue então, sendo vista a estrutura do hospital, seguindo pela emergência, em seguida a farmácia do hospital.

                A farmácia do hospital, engloba todas as áreas da farmácia. Diferente de outras Caf’s os medicamentos são 80% medicamentos controlados, e nos armários pequenos ficam os medicamentos clínicos, ou seja, é o contrário do que acontece nas outras Caf’s.  O fracionamento feito em determinada bancada. Tem o setor responsável pelos medicamentos de alto custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com