TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Diálise na Indústria Farmacêutica

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Atualmente existem muitos processos de separação, a nível industrial e laboratorial, que requerem membranas como barreiras físicas de separação; neste contexto a diálise entra como um processo muito utilizado, principalmente em escala laboratorial, para a separação de substâncias de alta e baixa massa molecular (Ferreira, 2008).

A diálise tem como principal fenômeno físico a difusão, que consiste na passagem de moléculas, partículas ou substâncias de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado, objetivando um estado de equilíbrio do sistema. Na diálise encontra-se envolvidas duas soluções, uma inicial, sendo a amostra que visa-se purificar, a qual é colocada dentro de uma membrana fechada, que por sua vez é introduzida dentro de um volume muito maior de solução de um solvente, sendo esta solução a água de lavagem. Por fim através da difusão, as partículas de menor massa molar atravessam a membrana que é porosa, visando um equilíbrio entre as soluções, por isso a água de lavagem é trocada, para assim otimizar o processo e permitir que o processo de difusão continue, possibilitando uma melhor purificação dos compostos de alta massa molar que não passam nos poros da membrana (Cussler, 1997; Luo, 2011)  

Outra operação unitária de grande interesse industrial, principalmente na indústria alimentícia, é a liofilização uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando todo material está congelado, ou seja a água encontra-se na forma de gelo. O produto é colocado em câmaras herméticas, o ar de dentro é removido através de bombas de alto vácuo, criando a condição para que ocorra a sublimação da água. A água passa de seu estado sólido para o gasoso a temperaturas muito baixas e sem a presença de oxigênio (Marques, 2008).

Sendo assim a prática objetivou relacionar as duas operações unitárias, de tal forma a proporcionar a purificação de um composto de alta massa molecular, sendo este o amido, pelo processo de diálise; e pela liofilização visou-se secar a solução dializada resultante, de modo que se obtivesse somente o composto purificado na forma de pó, para então avaliar o rendimento de toda operação unitária – diálise.

Metodologia

        Primeiramente preparou-se 30mL de solução de Nitrato de Prata a 5%, 30mL de solução de NaCl a 5% e 30mL de solução de Amido também a 5%.

        Como as concentrações finais eram as mesmas, fez-se valer a mesma regra de três para todas soluções.

                        5g ---------- 100mL

                        X ------------ 30mL                    X= 1,5g

        Em seguida pesou-se 1,5g de Nitrato de Prata, e dilui-se o mesmo em 30mL de água destilada. Da mesma maneira se procedeu para amido e NaCl, pesou-se 1,5g dos mesmos e dilui-se em 30mL de água separadamente.

Utilizou-se o papel celofane como membrana de diálise, onde cortou-se o mesmo de acordo com o tamanho do bequer que foi utilizado para o procedimento da operação unitária. Hidratou-se o papel com água por 10 minutos, feito isso forrou-se o bequer e então colocou-se a solução preparada sobre o mesmo, a solução consistia em 10mL de amido mais 10mL de NaCl preparados inicialmente. Amarrou-se com barbante o papel celofane dando aspecto de saco a este. Preencheu-se com água o bequer (água de lavagem) e imergiu-se o saco de diálise no mesmo, esperou-se 15 minutos agitando o saco de diálise algumas vezes para não ocorrer saturação do mesmo, e assim fazer a verificação da operação unitária.

        Para fazer a verificação da Diálise, utilizou-se de 6 tubos, numerados de 1 a 6, contendo os seguintes reagentes:

Reagente/Tubos

1

2

3

4

5

6

Água

1mL

1mL

Sol. De Amido

1ml

Sol. De NaCl

1mL

Água de lavagem

1ml

1mL

Lugol

2gts

2gts

2gts

AgNO3

2gts

2gts

5gts

                  Posteriormente avaliou-se as colorações dos tubos. A solução de Amido e NaCl foi dialisada por 5 dias, trocando-se a água de lavagem diariamente.

        -Interrupção da diálise

        Retirou-se o saco de diálise da água de lavagem, cortou-se o mesmo onde havia sido amarrado com barbante e colocou-se a solução dialisada em vidro âmbar e posteriormente esta foi congelada. A água de lavagem foi descartada.

        Por fim utilizou-se de um banho-maria para descongelar a amostra; preparou-se o banho, colocando-se água no mesmo até cobrir o suporte, e então em um bequer com água, depositou-se o vidro âmbar com a amostra, e em seguida colocou-se o bequer no banho para descongelar a amostra. Depois de descongelado, transferiu-se a amostra, agora na forma líquida, para uma placa de pétri, a qual foi deixada no congelador por uma semana, para então ser liofilizada a baixíssima temperatura, sobre pressão a vácuo.  

          A amostra permaneceu no liofilizador por 24 horas, e então foi recolhida na forma de um pó esbranquiçado, o qual foi pesado com a placa de petri, e depois dispensado, para assim pesar-se somente a placa de petri novamente. E enfim calcular o rendimento da diálise.

Resultados e Discussões

        Para avaliar se a diálise foi proveitosa ou não, é necessário visualizar o fluxo da dinâmica de movimentos dos componentes de diferentes massas molares. No caso da prática, o composto de alta massa molar era o amido, e de baixa massa molar o NaCl.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com