TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERSIONADO EM SAÚDE

Por:   •  13/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

EDGAR SOARES ALVES

CPD: 95946, RA: 005647

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERSIONADO EM SAÚDE 1  

SÃO LUIS

       2021

A HIDROGINASTICA COMO FORMA DE TERAPIA E BUSCA DE QUALIDADE NA SAÚDE PARA MULHERES ACIMA DE 40 ANOS.

  1. INTRODUÇÃO

Bonachela (2001) a define como hidrolocalizada, sendo o conjunto de exercícios físicos executados na água, cujo objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a amplitude articular, utilizando a resistência da água como sobrecarga. E com isso permite contribuir para melhor qualidade de vida e bem-estar físico dos praticantes.

O estágio em hidroginastica, no periodo 2021.2, aconteceu de forma presencial no campus da Universidade CEUMA renascença, cumprindo com todos os cuidados possiveis de acordo com a OMS,  Tendo em vista uma oportunidade de continuar com a experiência de treinamento e musculação do estágio anterior, só que agora com um grupo de mulheres que faziam parte de um programa de parceria proposto pelo professor Filipe juntamente com a coordenação. O estágio era composto por 4 acadêmicos, dispostos a expandir seu conhecimento e adiquirir bastante experiência para no futuro exercer a profissão e engressar no mercado de trabalho. Os alunos eram: Edgar, Thays, Carlos e Adriana.

Com o acompanhamento máximo do professor Luíz Filipe, nos horários determinados, da mesma forma que se cumpriu o estágio em academia, essa oportunidade de estar com algumas pessoas que possuiam comorbidades, ou dificuldades de treinar dentro da piscina, me mostrou que existem grupos especiais que eu não imaginava existir e que devo ter vivência para saber como me comportar ou até mesmo o que devo fazer para a garantia da promoção de saúde de pessoas que não tinham nenhum vinculo com atividades ou exercicios físicos.

Busquei sempre trabalhar o que se pedia, que era a intensidade e o máximo número de repetições nos exercicios que as alunas conseguissem executar ,dentro da piscina para que Trabalhassemos a sua força muscular, o seu equilibrio e o aumento da frequência cardíaca e melhor circulação do sangue no corpo. Sempre com o objetivo de incentivar as senhoras a manter uma constância de atividades em poucos dias trabalhados na hidroginastica. O foco não era só passar treinos com exercicios combinados dentro da piscina, mas trazer uma promoção de saúde a elas, mesmo que em um curto periodo de tempo, evitando que elas permaneçam também no sedentarismo.

  1. DESENVOLVIMENTO.

Os horarios da hidroginastica, funcionavam na segunda feira e na quarta feira, das 15:00 às 17:00 horas. Material usado, halters, macarrão e pranchas. Começavamos com um aquecimento leve, depois alongamento das articulações, em seguida a execução dos exercicios. Ao final das aulas, nos pediam para ensiná-las a nadar, então, antes que fosse finalizado o horário de estágio, elas tinham uma aula básica de natação. Os estagiários estavam sempre prontos para o acompanhamento de treino com as alunas, buscávamos a melhor forma de ensino e excução dos movimentos. Ao longo desse processo, pude perceber que as alunas estavam se sentindo melhor, a cada semana treinando. Algumas com a auto estima em dia, se cuidando e comentando o quanto estavam felizes conseguindo realizar seus objetivos na hidroginastica, outras afirmando que estavam se sentindo diferentes, que algumas dores nas articulações que as incomodavam já estavam bem melhores e não chegava a ser mais tão preocupante a elas.

 Algumas alunas estavam compartilhando que deixaram de pensar por instantes no trabalho ou problemas pessoais, quando treinavam ou passavam por mim na portaria aonde eu trabalho na IES, que não viam a hora de treinar e ter um dos professores por perto para começarmos o estágio. E assim foi feito! Consegui enfrentar algumas dificuldades, com a ajuda dos professores preceptores e do amigo Carlão, outro estagiário.

Na minoria das vezes, era dificil manter a piscina cheia, pois com numero reduzido de alunas, a atenção se triplicava, podíamos e conseguíamos mante-las sempre ocupadas com os exercicios propostos. A falta das alunas, na maioria das vezes se tornava ruim, pois quando se faziam presentes, tinham dificuldades ao executar os mesmos movimentos passados em aulas anteriores, era revesado e sempre mantíamos 2 exercicios que além delas gostarem de executar faziam muito bem para suas articulações e músculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (552.6 Kb)   docx (486.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com