TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde: a visão das pessoas

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

O que as pessoas pensam e entendem sobre Saúde Pública e Saúde Coletiva?

Foi realizada uma pesquisa (entrevista) na Santa Casa de Assis com a finalidade de questionar sobre o funcionamento da Saúde Pública e sobre a existência e o funcionamento da Saúde Coletiva. Foi entrevistado um profissional da saúde que trabalha no local e um usuário, e em meio as respostas, apresenta-se criticas do Sistema de Saúde.

  • “Eu acho que Saúde Pública é onde as pessoas vão buscar ajuda para curar uma doença, fazer os exames para encontrar o que se passa, quando precisa de um procedimento mais invasivo. Agora a Saúde Coletiva seria um atendimento para cada paciente, de forma coletiva, acesso á saúde, direito á saúde para todos, é o que eu entendo por coletividade. Só sei que os sistemas de saúde hoje em dia estão muito ruins, precários, há muita demora e muitas vezes somos mal atendidos e até mesmo não resolvendo nosso problema. É complicado por exemplo no SUS, pois se precisarmos fazer exames, tratamentos, há muita burocracia. Mas mesmo com a demora e todos os poréns, sempre que eu precisei eu consegui realizar tratamentos, nunca aconteceu comigo, como vejo em jornais, mídia.” (M.R, Usuário da saúde – Santa Casa de Assis)

  • “A Saúde Pública está precária hoje em dia, o que falta é a orientação do usuário de saber aonde ela vai chegar, ou seja, atenção primária, secundária e terciária. A saúde primária é a base de tudo, como o Programa Saúde da Família, onde tem os agentes de saúde, que saem, faz uma coleta de informações, ou seja educação em saúde. Quando ela passa dessa fase, ela chega na parte curativa, que é onde estamos hoje, atenção secundária á saúde, que já deve se dar o atendimento específico. Depois tem a parte terciária que é a reabilitação. Ou seja, Saúde Pública é as PSFs, Unidades Básicas de Saúde, AMEs, para atender as pessoas desde a atenção primária até a terciária. Saúde Coletiva é tudo isso, é todos os ambientes hospitalares, qualquer coisa que envolve saúde, desde dar uma informação, já é uma contribuição para com a Saúde Coletiva, todo o profissional da saúde deve educar, orientar, para nunca chegar na doença, como por exemplo a Dengue,  só está assim por falta de informação. Para mim Saúde Coletiva é educar a população. Sinto que hoje falta mais entrosamento dos próprios profissionais, se tivesse isso atuante, não chegaria na doença.”  (A.S, Enfermeira da Santa Casa – Assis/SP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com