TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Um Golpe Do Destino

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Pratica de Psicologia

Aluno: Nelson Mathias da Costa Neto

Curso: Medicina Turma: 1

Professora: Gizelly de Carvalho Martins

O filme, Um Golpe Do Destino, tem como objetivo mostrar a relação médico e paciente, o protagonista é o Dr. Jack Mackee, um homem que mantem muitas barreiras emocionais, tanto com a família quanto com os pacientes. No início do filme é diagnosticado com um câncer de laringe onde, por uma ironia do destino, os papeis são invertidos, onde ao invés de ser aquele que trata ele é o que recebera o tratamento. Está doença faz com que ele repense sua opinião sobre as enfermidades e a fragilidade que elas deixam, não somente ao pacientem, mas em todos aqueles ao redor. Toda esta situação faz com que o Dr. Jack Mackee desenvolva uma nova concepção de ética profissional e melhore suas relações pessoais.

O Dr. Mackee e seus colegas de trabalho do hospital agiam como se fizessem parte de um clube fechado, fazendo uso de um atendimento mecanizado, como se o paciente fosse uma máquina com defeito necessitando de conserto, ignorando questões emocionais que eles sentiam no momento, se preocupando somente com a parte física da doença. Depois de descobrir a doença Dr. Mackee começa o tratamento com uma médica que apresenta os mesmos traços profissionais que ele, ou seja uma profissional indiferente a tudo que não esteja relacionado com a doença, que só escolhe o tratamento a partir das estatísticas de cura, sem discutir com o paciente.

Conforme o tempo passava e o tratamento era feito o renomado médico, que era insensível, que não chamava os pacientes pelo nome e se mostrava indiferente em relação a eles, era tratado da mesma forma insensível. Durante esse tempo de tratamento, ele desenvolve uma amizade com June, uma jovem que possuía câncer cerebral, iniciando assim um processo de reeducação pessoal. Inicialmente o Dr. Mackee se sensibiliza com a força da sua nova amiga e a partir disso começa a enxergar a dor do ser humano, a luta que ela enfrenta todos os dias, seus medos, carências e desejos, tudo aquilo que ele ignorava tanto como profissional como pessoa. Conforme o tempo passa seu conhecimento e vivência como paciente crescem, ele começa a se ver como um paciente comum, sujeito ao sistema de saúde, o qual ele admite ser falho.

O Dr. Mackee, antes uma pessoa arrogante e indiferente, muda totalmente a sua visão sobre o papel dos médicos e sobre o que era ser um paciente. Tudo o que lhe aconteceu permitiu que compreendesse que as necessidades emocionais de um ser humano, principalmente em um momento de fraqueza, vão além da busca pela cura, além disso o ajuda a desenvolver uma nova visão da ética profissional, principalmente em relação ao paciente.

O Dr. Mackee ao se ver como paciente, conhecendo June, vê-la morrer e então passar por todo o período de transição, de um profissional e pessoa insensível para um compreensivo, se tornando mais humanizado. Dr. Mackee então, após passar por toda aquela situação, se reaproxima da família e resgata valores que o elevam tanto como pessoa quanto como profissional. Ocorre então uma mudança no seu modo de tratar o próximo, seja ele um paciente ou não. Jack então redescobre e aflora o seu amor pela vida e pela sua profissão, isso o leva a ensinar o que aprendeu, durante seu tempo como paciente, aos residentes do hospital na pratica. Para isso esquecia-se da posição deles e os tratava como pacientes, para que entendessem, do mesmo modo que ele, sobre o quão amplo é o papel do médico e por consequência conseguirem ver como era estar no lugar do paciente, para que aprendessem a viver e exercer a profissão da forma mais integra possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com