TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia cultural

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Nutrição

Professor: Elivete Cecília de Andrade

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:

a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

A importância da antropologia cultural para a formação de um profissional de nutrição é entender que cada ser humano tem sua cultura, além aprimorar o conhecimento sobre as culturas que sejam elas regionais ou nacionais, principalmente quando se fala em cultura alimentar, onde devemos levar em consideração principalmente os valores simbólicos, as tradições e as escolhas de cada individuo, sendo que hoje encontramos uma grande diversidade.

b) Um texto de no mínimo 8 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

Para um bom relacionamento e convívio com as pessoas “mergulhar” na cultura do outro é uma boa opção. Com isto podemos respeitar e entender a escolha de quem estará no nosso dia a dia. E se esse outro também mergulhar em minha cultura haverá uma relativização. Para a área da nutrição isto acaba sendo muito importante, pois quando falamos da cultura relacionado a religião é importante conhecer a crença da pessoa quanto a alimentação em dias santos, quaresma, etc.

c) Um texto de no mínimo 8 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

        A antropologia física e biologia estuda o ser humano por sua estrutura anatômica e fisiológica, ou seja ossos, sangue, os tecidos do nosso corpo e mais. Já a antropologia cultural estuda o ser humano por seus aspectos culturais como religião, politica social, hábitos costumes, entre outros.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc na Idade Moderna.

Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.

a) Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes da cultura local encontrados. (Pode coletar materiais fotográficos, reportagens de jornais e realizar entrevistas com os autores sobre os vários componentes da cultura local ou externa presentes nas alegorias e fantasias ou no samba enredo, na culinária, sistemas de organização, etc.) Seu relato deve ter no mínimo 10 linhas. (3,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (476.9 Kb)   docx (260.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com