TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Libras

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

MÓDULO: Libras

CINE DEBATE – ANÁLISE DO FILME “Família Bélier”.

IDENTIFICAR E COMENTAR AS IDENTIDADES SURDAS DOS PERSONAGENS CENTRAIS.

Rodolphe (Pai da personagem Paula): Identidade Surda (política): na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem capazes como sujeitos culturais, possui experiência visual entendendo a linguagem labial.

Gigi (Mãe da personagem Paula): Identidade inconformada: o surdo não consegue captar a representação da identidade ouvinte, e se sente numa identidade subalterna. A personagem Gigi relata o desgosto que teve ao saber que sua filha Paula era ouvinte, havia nascido diferente deles, e expressão desgosto maior ainda quando Paula cresce e decide ser cantora.

Luca (irmão mais novo da personagem Paula): Identidade surda assim como o Pai.

Paula: Filha ouvinte de pais surdos torna-se interprete da família.

ANALISAR AS MENSAGENS / CONCEITOS DEFENDIDOS AO LONGO DO FILME COM BASE NO ARTIGO “Diferenças e Linguagens: a visibilidade dos ganhos surdos na atualidade”.

No artigo apontado para leitura, fica evidente o quanto é importante compreendermos o conceito de diferenças, onde algumas pessoas insistem em usar essa palavra como sinônimo de deficiência, sendo que as diferenças constituem o humano, fazendo parte de qualquer um de nós, e durante o filme, Rodolphe Bélier resolve candidatar-se a prefeito da cidade, e várias pessoas acham loucura tal ideia devida sua diferença, o que não o limita de tal ação, mas não é visto dessa forma por todos os outros personagens, contudo, com o apoio de sua família e posterior de outros surdos, ele segue em frente.

Em outro momento no decorrer do filme o filho mais novo da família Bélier, resolve ensinar a língua de sinais para a amiga da irmã e assim como referido no artigo, vemos que ela se espelha na sinalização feita pelo garoto. O artigo cita que quando se é trabalhado a linguagem de sinais como segunda língua para os ouvintes, eles tem tendência natural de espelhar, e fazem isso até se habituarem a modalidade gesto-visual como os surdos, que não se espelham, e sim respondem a interpretação da língua de sinais.

A protagonista Louane Emera que interpreta Paula Bélier apresenta dificuldade em contar à família de seu talento para o canto e que pretende ir embora para estudar, justificando o medo de os pais sentirem-se abandonados, já que é ela a responsável pela comunicação verbal da família, sendo a interprete dos noticiários na televisão, atendendo na barraca na feira da cidade, negociando com os fornecedores entre outros. Quando Paula conta aos pais sobre seu talento e sonho, a mãe expressa grande desgosto, tanto pelo fato de a filha ser a única ouvinte na família, quanto pela a profissão que deseja seguir, que é a de cantora, a mãe sente-se culpada e procura entender o porquê de a filha querer seguir tal caminho. Com o decorrer do filme, Paula decide desistir do sonho e ficar com a família, mas seu pai a encoraja para ir realizar o teste marcado. Paula escolheu uma musica que fala justamente do rompimento do cordão com os pais, a saída de casa de um adolescente em busca do seu destino, e que isso não se trata de abandono pelo fato de os pais serem surdos, mas sim por ela ser adolescente e querer um futuro diferente do desejado deles. Durante a apresentação ela tem a ideia de falar aos pais o que esta cantando através da língua de sinais e nesse momento que a mãe entende e consenti a escolha da filha. Há um trecho no artigo proposto para estudo onde diz que “[...] precisamos deslocar-nos em direção a uma nova perspectiva que entende e reconhece o surdo como àquele que experiência o mundo pela visão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com